Meu Planetinha

A importância da agricultura familiar

Quando nos sentamos à mesa para uma refeição, vemos que a alimentação é familiar. A produção de alimentos também conta com o serviço de muitas famílias

Escrito por O Pequeno Mílite

03 JUL 2022 - 00H00

Divulgação

Em muitas famílias os pais saem de casa para trabalhar, mas em diversas famílias o trabalho é em casa mesmo. Muitos sítios, fazendas e hortas produzem os alimentos do nosso dia a dia. Segundo o Censo Agropecuário de 2017, quase metade do que chega aos pratos das nossas casas foi produzido por famílias em suas propriedades e não por grandes fazendas.

Pessoas que têm sítio plantam para a subsistência em muitos casos, mas também vendem a produção para grandes empresas de alimentos ou pequenos mercados regionais. Em geral, mesmo tendo empregados, as pequenas propriedades contam com a mão de obra e gestão dos membros da família.

Metade do café que consumimos vem da agricultura familiar, 80% da mandioca e quase metade do feijão.

Também há produção de leite, carne, frutas e hortaliças, enfim, um pouco de tudo que é muito importante. A agricultura familiar emprega mais da metade das pessoas que trabalham no campo.

É importante valorizarmos a agricultura familiar porque a produção de alimentos não é só um negócio financeiro pelo qual se interessam grandes empresas: é a nossa alimentação e saúde.

As famílias que trabalham com a agricultura lidam com o desafio dos preços dos insumos, como fertilizantes, que têm tido seu custo elevado; tem as dificuldades dos preços das vendas, que oscilam muito; e tem que superar os desafios do clima, pois, enchentes, falta de chuva ou geadas, podem comprometer a produção. Contudo, são famílias que podem passar mais tempo juntas, que têm uma relação diferente com a terra, com a casa e com a comida.

Fonte: O Pequeno Milite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por O Pequeno Mílite, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.