Por Ana Cristina Ribeiro Em Sede Santos

Uma vida doada a Deus

Santa Escolástica era irmã de São Bento, um santo muito conhecido no Brasil. Os dois eram muito unidos e viveram uma vida inteira de doação ao próximo.

revista
revista
Santa Escolástica


Neste mês, vamos recordar uma santa chamada Escolástica. Ela nasceu na Itália no ano 480. Os seus pais chamavam-se Cláudia e Anicius e o seu irmão gêmeo chamava-se Bento.

O irmão de Escolástica, tornou-se um santo bastante conhecido: São Bento. Ele foi o fundador de uma ordem de monges muito importante: os beneditinos.

Santa Escolástica, seguindo o exemplo do seu irmão, começou a aprender mais a respeito da vida de Jesus e tornou-se uma mulher de muita oração.

Quando os pais de Escolástica faleceram, ela doou tudo o que tinha aos pobres e com uma criada, que era sua amiga de confiança, foi ao encontro de São Bento que vivia num mosteiro que ele mesmo tinha construído. Ao encontrar o seu irmão, ela de Escolástica e de muita oração, São Bento concordou. Então ela fundou o ramo feminino da ordem beneditina.

Não demorou muito para que outras jovens começassem a seguir Jesus nos exemplos de São Bento e Santa Escolástica. Leia MaisUm santo das crianças e jovens abandonadosUm Santo FranciscanoIrmã Dulce, o anjo bom da BahiaVocê conhece o canto gregoriano?

Os irmãos Escolástica e Bento, apesar de se gostarem muito, quando se tornaram religiosos passaram a se encontrar apenas uma vez por ano, conforme as regras dos dois conventos a que pertenciam.

Nesses encontros, os dois irmãos, que eram muito amigos, aproveitavam para rezar juntos e conversar sobre a felicidade de se viver junto de Deus.

No dia 10 de fevereiro de 547, Santa Escolástica morreu. E, no mesmo ano, no dia 11 de julho, Bento também faleceu. Agora os dois irmãos, Escolástica e Bento, estão juntos e felizes no Céu. Assim, eles nos deram o exemplo de como se é feliz quando se está próximo de Deus.

Participe da nossa família consagrada: seja um pequeno mílite e receba a revista O Pequeno Mílite em sua casa!

Quero me cadastrar para evangelizar com a MI

Para doar online:

Doe agora

Renove diariamente sua consagração à Mãe Imaculada!

Consagração a Nossa Senhora

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Cristina Ribeiro, em Sede Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.