Por Rede Imaculada Em A Igreja no Rádio

A boa árvore e seus frutos

Editorial com Padre Attílio Hartmann

Pixabay
Pixabay
Editorial com Padre Attílio Hartmann

A árvore se conhece pelos frutos. Por isso é preciso semear o bem, cultivar o amor para que se faça uma boa colheita no tempo propício.

O programa ‘A Igreja no Rádio’ vai ao ar diariamente pela Rádio Imaculada. Acompanhe o editorial deste dia 01 de março com Pe. Attílio Hartmann, jesuíta, jornalista, Diretor da Livraria e Editora Padre Reus e do Jornal Solidário, em Porto Alegre (RS).

Um abraço amigo e carinhoso abraço para todos vocês, gente amiga e querida. As pessoas boas, honestas, pessoas de luz, ternas e fraternas, tiram coisas boas do tesouro do seu coração. As outras...não vamos julgar, isso cabe a Deus, misericordioso e justo.

No texto de Lucas deste domingo, Jesus pergunta: Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no mesmo poço (6,39)? A pergunta “retórica” de Jesus não tem nada de retórica e se aplica a muitas situações bem concretas na vida de muitas pessoas. Jesus fala, na mesma passagem de Lucas deste domingo, em árvores boas que dão bons frutos e árvores más que dão maus frutos (cf 6,43). Mas, como reconhecer uma árvore boa e uma árvore má? Simples: pelos frutos que cada uma dá. A árvore boa dá frutos de amor compassivo e solidário, frutos de honestidade e transparência, frutos de alegria e esperança, frutos de perdão e de respeito ao diferente, frutos de igualdade, de fraternidade, de bondade e de paz. A árvore má, pelo contrário, só dá frutos de desonestidade, de corrupção, de violência – ah, como gosta de armas! – e, principalmente, que seus frutos podres não sejam descobertos nem conhecidos. Covardes, batem e escondem a mão. Cegos e hipócritas, acreditam que veem melhor que todos e querem ser guias de outros igualmente cegos. Jesus alerta para o poço do não-sentido de suas vidas no qual certamente cairão.

Vivemos, em nosso país, tempos de muita cegueira e hipocrisia, de exploração e ganância, de mentiras e calúnias, que têm nas redes sociais o seu principal habitat, onde os frutos podres e árvores más proliferam e se multiplicam. Árvores más espalhando seus maus frutos, enganando a muitos incautos e fazendo escola de corrupção e enriquecimento a qualquer custo, mesmo que isso sacrifique vidas humanas.

A pessoa boa tira coisas boas do tesouro do seu coração (6,45). Gente amiga, gente querida, como cristãos e cristãs precisamos urgentemente de uma verdadeira revolução de bondade, uma massagem de perdão e de amor solidário em nosso coração para que a árvore de nossa vida dê bons frutos ali onde Deus nos plantou: em nossa família, em nossa comunidade, neste nosso Brasil. Desejando a todos e todas um bom descanso de feriado, esta massagem no coração eu assino e assumo.

Ouça abaixo este editorial:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rede Imaculada, em A Igreja no Rádio

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.