Por Túlia Savela Em A Igreja no Rádio Atualizada em 23 AGO 2019 - 11H45

15º Domingo do Tempo Comum: A Missão

Deus sempre escolhe e envia pessoas em missão para realizar seus planos de amor.



A Missão

Deus sempre escolhe e envia pessoas em missão para realizar seus planos de amor.

Estas Leituras falam de três envios: um profeta anônimo, Paulo e os 72 discípulos.

Is 66,10-14c mostra o profeta que proclama o amor de Mãe que Deus tem pelo seu Povo: Como Mãe que consola o filho, virei em pessoa para vos consolar.

Em Gal 6,14-16, Paulo testemunha: Eu me glorio na Cruz de Cristo.

Em Lc 10,1-12.17-20, Jesus envia os 72 discípulos. Esta Missão tem duas partes: o envio e a volta da Missão. Vejamos as instruções de Jesus sobre a missão, aos discípulos:

1. A Missão: Os destinatários são todos os povos e raças; 72 eram os povos conhecidos, então.

- O objetivo é ir à frente de Jesus preparando sua chegada. Tarefa dos discípulos não é pregar a si mesmo, mas preparar o caminho de Jesus e testemunhá-Lo. Ir à frente, como João Batista, é revelar e apontar Jesus presente no meio dos homens, mas que ainda não é conhecido.

- O método é ir dois a dois: anunciar o evangelho não é iniciativa pessoal, mas comunitária.

- A fonte da missão é a oração: Rogai! A messe é grande!

- Anunciar o Reino em uma sociedade hostil: Eu os envio como cordeiros em meio a lobos.

- Ser pobres, desprendidos, sem grandes recursos. O anúncio do Reino não depende do poder dos meios usados: Não levem bolsa, nem sacola, sandália.

- Ser simples, pastores com cheiro de ovelhas, confiar na hospitalidade: Comei e bebei o que oferecerem.

- Ter grande confiança no Pai, mesmo quando os frutos não são visíveis.

- Conteúdo da Mensagem: O Reino está próximo de vós!

- Anunciar a PAZ: Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro, a Paz!

- Mostrar nos gestos do Reino o que anunciam em palavras: Quando entrardes numa cidade, curai os doentes, e dizei que o Reino de Deus está próximo.

- Um Alerta: A quem não vos receber, sacudi o pó de vossas sandálias. Deus respeita a liberdade de aceitar ou não, mas quem não O aceita, torna-se responsável pela sua recusa.

2. A volta da Missão: Voltam alegres contando as realizações. Jesus escuta com interesse. Quanta alegria em refletir e celebrar juntos as pequenas e grandes conquistas. Como é importante encontrar quem nos escute.

Mas Jesus avisa para não se envaidecer com o sucesso. Alegrem-se antes porque seus nomes estão escritos nos céu. Jesus não está preocupado com a pastoral de resultados.

A qualidade dos missionários não se mede em números, nem igrejas cheias. Para Jesus a Cruz já é a glória. Ele foi fiel até a morte, e morte de Cruz, por isso Deus o exaltou!

Sua oração fala dos evangelizados: Pai, eu te louvo, porque ocultaste estas coisas aos sábios e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado!

Somos nós, hoje os 72 discípulos missionários. A Igreja nos convoca a viver em estado permanente de Missão. O Papa Francisco pede uma Igreja em saída, rumo às periferias existenciais, em busca dos afastados e dos que não conhecem Jesus Cristo, na busca de uma Sociedade mais justa, fraterna e solidária, a serviço da Vida, do Amor e da Paz.

Por Dom  Antonio Emídio Vilar, bispo de São João da Boa Vista, São Paulo.

A Missão


Vocação e missão



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Igreja no Rádio

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.