O programa ‘A Igreja no Rádio’ vai ao ar diariamente na Rádio Imaculada, e comunica a Boa Nova para que você comece o dia conectado com Deus.
Acompanhe o editorial deste dia 11 de janeiro com Pe. Attílio Hartmann, jesuíta, jornalista, Diretor da Livraria e Editora Padre Reus e do Jornal Solidário, em Porto Alegre (RS).
“Um abraço amigo pra você... um carinhoso abraço pra todos vocês, gente amiga e querida. Sim, está no texto bíblico: Jesus foi batizado, como todos nós! Lucas, no Evangelho deste domingo em que lembramos este mistério, diz que... Enquanto rezava, o céu se abriu, o Espírito desceu sobre Jesus e uma voz se fez ouvir: ‘Tu és o meu Filho amado’ (cf 3,21-22). É óbvio que Jesus não precisava receber a ‘graça do batismo’. E João Batista reconheceu isso.
Várias passagens bíblicas revelam que Jesus se retirava para rezar, especialmente quando estava diante de situações difíceis ou tinha maior necessidade de ‘falar com o Pai’. Também não precisava: como Filho, ele estava sempre em comunhão com o Pai. Mas Jesus quis ser igual, em tudo, a todas as pessoas de fé.
Para Jesus e para todos nós, quando estamos em oração, o céu se abre, o Espírito Santo entra em nossa vida para nos iluminar e encontrar a verdadeira vontade do Pai que nem sempre coincide com a nossa vontade. E, principalmente, nos dá força e luz para praticarmos a vontade do Pai. Somente na oração, humilde e sincera, encontramos a força necessária para praticar, em todas as situações da nossa vida, a invocação que Jesus colocou na sua oração central: “Pai nosso... seja feita a vossa vontade”.
Muitas pessoas se queixam de que suas orações não são ouvidas. Que rezaram muito, fizeram promessas, participaram de novenas e romarias, visitaram lugares e túmulos de santos e não alcançaram as graças que pediam. Aqui cabe a pergunta: fazer orações ou ser oração? Nem sempre a multiplicação de orações e participação em manifestações ditas ‘religiosas’ é eficaz porque é algo externo à pessoa de fé, é ‘fazer oração’.
“Ser oração” é estar, do primeiro ao último momento do dia, em “sintonia com Deus”. Gente amiga, para quem é oração, para quem está sempre em comunhão com Deus, o céu sempre se abre, o Espírito do Senhor Jesus desce para dar força e luz e, quando a graça que se pede não é alcançada, torna o crente capaz de dizer: ‘Faça-se, Pai, a tua vontade, não a minha’. E nunca perder a paz... Isso eu assino e assumo”.
Ouça este editorial:
O Programa "A Igreja no Rádio" vai ao ar em duas edições diárias. A primeira edição ocorre das 0h às 5h, e a segunda, das 20h às 0h.
Com apresentação de Robson Cardoso e Leandro Barsan, e produção de Rose Almeida, Angela Donadelli e Débora Batista, você encontra notícias, entrevistas e conteúdos de espiritualidade todos os dias no seu rádio. Acompanhe pelo aplicativo Milícia da Imaculada ou aqui pelo site em Rádio Ao Vivo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.