Frei José Hugo, presidiu hoje a Santa Missa no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, ao lado do Sebastião Benito Quaglio, (OFM Conv) e comentou a Primeira Leitura (Ef 2,19-22) e o Evangelho de hoje (Lc 6,12-19).
Na reflexão da Palavra de Deus do dia, o frade comentou sobre a festividade dos Apóstolos São Simão e São Judas Tadeu e leu um texto sobre estes santos, ”’No grupo dos 12 havia dois discípulos de nome Simão, Simão Pedro e Simão Zelote. É provável e até certo para muitos biblistas estudiosos que este Simão fizesse parte do grupo dos Hilotas, aqueles que eram nacionalistas e queriam expulsar os romanos da Palestina mesmo usando métodos de violência. Lucas e João conhecem um Judas, que filho de Tiago. Este Judas, provavelmente, é o Tadeu. Era preciso distingui-lo do outro Judas, aquele que traiu Jesus, lembrado sempre no final da lista dos 12’. Seja como for, o mais importante é lembramos de que ambos eram apóstolos e esta palavra significa ‘Enviado em missão’, aquele que recebe um propósito dentro da vida da Igreja” e é muito bonito percebemos isso na primeira leitura, no Versículo 20 do Capítulo 2, Paulo escreve ‘Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal’, aqui profetas são aqueles que anunciaram a vinda do Cristo e os discípulos que acompanham Jesus e foram escolhidos a partir do Evangelho de hoje para serem Apóstolos são aqueles que vão dar continuidade a missão depois de Jesus. Os profetas foram aqueles que precederam o Jesus e os apóstolos são aqueles que têm a missão específica de continuar o anúncio do Senhor até os nossos tempos. O centro de suas missões é o Cristo”.
Frei Hugo continua a homilia dizendo, “São Paulo é um dos homens que, de maneira mais Pastoral, explica a igreja como um grande corpo formada por muitos membros dos que estão mais visíveis daqueles que são menos visíveis, daqueles que nós achamos que tem mais importância daqueles que nós achamos que tem menos importância, entretanto na vida da Igreja todos os membros são importantes porque estão a serviço da pedra fundamental que é o Cristo. O apóstolo verdadeiro, no caso como hoje celebramos São Judas e São Simão, são aqueles que entendem a missão que eles carregam é maior do que a pessoa deles e por isso foram capazes de colocar a vida em doação total”.
O frade comentou mais sobre o Evangelho do dia, “Como é bonito perceber esse convite que o Senhor faz para alguns dos seus discípulos para se tornarem Apóstolos. Gosto de frisar que todo Apóstolo é Discípulo, mas nem todo Discípulo é Apóstolo. Lucas diz que depois de Jesus ter passado uma noite em oração sobe até o monte, chama os doze discípulos e os torna apóstolos e é com esse grupo que o Senhor quer realizar o seu ministério. A experiência com Jesus, a partir desse momento, muda radicalmente as suas vidas, um símbolo também do chamado que o Senhor faz a cada um de nós. A pergunta que nós temos que fazer, num dia como hoje, não é se nós somos Santos, como Judas e Simão, mas se eu estou respondendo com alegria a vocação que Deus me confiou, ao chamado que Ele me fez. Que o exemplo destes Apóstolos nos incentive a vivermos o nosso batismo, a nossa vocação. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”.
Conversa com o Padre Gilson Luiz Maia I Itinenário Espiritual de Maria de Nazaré
"Maria na Bíblia" com Prof. Marcio Matos no Encontro com Maria
Neste primeiro episódio, explore as referências e prefigurações de Nossa Senhora no Antigo Testamento
Eleições Municipais 2024
Imaculada Notícias nas Eleições Municipais de 2024. Todas as quartas-feiras do mês de setembro!!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.