Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Arquivo MI
Arquivo MI
Medalha Milagrosa


O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Na festa de hoje da Medalha Milagrosa lembremos que a Medalha marca o dogma da Imaculada Conceição que foi proclamado 24 anos depois. Essa aparição aconteceu na Rua Du Bac, em Paris a uma noviça Catarina Labouré.

Essa noviça já era agraciada com várias aparições, de São Vicente de Paula, de Jesus Cristo presente na eucaristia. As aparições de Nossa Senhora aconteceram entre julho de novembro de 1830.

Na primeira aparição uma criança a chamou a noite para que viesse à capela. Chegando lá, ouviu-se um barulho suave de uma veste que arrastava pelo chão. Uma linda senhora se aproximou e sentou-se numa cadeira que era usada pelo padre nas missas. Catarina, extasiada com a beleza daquela senhora, ajoelhou-se aos seus pés e colocou suas mãos nos joelhos de Nossa Senhora. Relatou, muitos anos depois que, aqueles foram momentos de uma alegria profunda.

Depois no dia 27 de novembro houve a famosa aparição que nós conhecemos através das medalhas. Ás suas mãos, como refere Catarina Labouré, erguidas até a cintura, sustentavam outro globo terrestre (símbolo de todo o universo); tinha os olhos voltados para o céu, como se quisesse oferecer a Deus o universo inteiro; dos anéis dos seus dedos saíam raios luminosos que se expandiam em todas as direções. Então a Santíssima Virgem disse: “Os raios são o símbolo das graças que espalho sobre aqueles que as pedem a mim”. “Faz cunhar uma medalha de acordo com este modelo; todos aqueles que a trouxerem consigo haverão de receber grandes graças.

“Concederei numerosas graças a todos àqueles que confiarem em mim”. Portanto, é a Imaculada que converte os inimigos da Igreja; é a Imaculada que santifica o povo cristão através da consagração a Ela e servindo-se também de simples instrumentos, como a Medalha Milagrosa.

Ao redor da imagem apareceu a invocação: “Ó Maria Concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a vós.”

No verso da Medalha vemos toda a história de fé. Esse conteúdo nasceu de um grande amor, um amor sofrido. Temos o Coração de Jesus coroado de espinhos e o Coração de Maria transpassado por uma espada. Isso mostra um amor sofrido de Jesus e de Nossa Senhora. Portanto não é um amor romântico, é um amor de mãe, de quem da vida por esse amor. Assim cresceu todo o mistério.

Nós vemos o ‘M’ e a Cruz entrelaçados, significa que não tem separação. A Cruz nasceu do Mistério da Encarnação e assim Maria e Jesus estão sempre unidos. Isso tudo mostra o poder de redenção para o mundo inteiro. As estrelas representam o universo, o antigo e o novo testamento.

São Maximiliano Kolbe escolheu a Medalha Milagrosa como distintivo e símbolo da Consagração à Nossa Senhora, pelo seu poder de conversão. Ele ficou muito impressionado com a aparição que aconteceu Afonso Ratisbone em 1840. Ele era um judeu e estava acompanhando um amigo na Igreja Sant’Andrea Della Fratte, quando Nossa Senhora da Medalha apareceu para ele. Caindo de joelhos, se converteu e acabou fundando até a Congregação de Sião.

Maximiliano Kolbe conheceu a história deste homem e, prestem bem atenção, já se falava do dogma da Imaculada Conceição antes dele ser proclamado oficialmente pela Igreja em 1854, por São Pio IX e confirmado por Nossa Senhora em Lourdes no 1858, quando Bernadete perguntou aquela senhora, qual era o seu nome, ela disse: eu sou a Imaculada Conceição.

O dogma da Imaculada já teria sido programado. Contemplando essa Medalha Milagrosa vemos que é um verdadeiro compêndio mariológico. O seu conteúdo insere toda a verdade de Nossa Senhora, a sua grandeza e a sua missão. Portanto carregar essa Medalha significa se revestir de toda a realidade dela.

Maximiliano assumiu a Medalha Milagrosa como a bandeira da Milícia. Dizia que as medalhas eram balas, munição de defesa. Inclusive a sua primeira missa, ele quis celebrar nesta igreja em Roma onde Afonso Ratisbone viu Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

Descobri em Nossa Senhora o caminho para chegar a Jesus. Esta mãe leva todos a abraçar Jesus. Esta medalha significa muito para nós, não é somente um pedacinho de metal, mas é a bandeira para a nossa fé.

Nossa Senhora não está lá longe no céu, ela está ao lado de cada filho, porque este é o lugar de cada mãe. Jesus disse na cruz: “Mulher aqui está o teu filho.” E depois “Filho aqui está a tua mãe” Acredito que Nossa Senhora nunca esqueceu isso. Justamente na hora em que aquele Cristo, o Filho dela, estava dando a vida pelo mundo, ela assumiu a herança Dele então a devoção Nossa Senhora não é o simplesmente uma devoção, mas sim é assumir a grandiosidade do Mistério da Encarnação. Carregue esta Medalha com amor, carregue todo o seu significado.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.