Igreja em Pauta

Papa Francisco assina carta de renúncia

Em entrevista ao diário espanhol ABC, Francisco revela que, no início de seu pontificado, entregou ao então secretário de Estado Bertone uma carta na qual declara de renunciar no caso de impedimentos graves e permanentes ligados à saúde

Escrito por Núria Coelho

22 DEZ 2022 - 11H41

Quase dez anos atrás, no início de seu pontificado em 2013 (era então secretário de Estado o cardeal Tarcisio Bertone), o Papa Francisco entregou uma carta de renúncia "em caso de impedimento por razões médicas".

A revelar esta decisão, que Paulo VI já havia tomado, é o próprio Papa Francisco na ampla entrevista concedida ao jornal espanhol ABC, que neste sábado divulgou uma breve antecipação.

O Papa, em conversa com o editor Julián Quirós e o correspondente no Vaticano, Javier Martínez-Brocal, aborda numerosos tópicos sobre os acontecimentos atuais na Igreja e no mundo.

Estes incluem a guerra na Ucrânia, da qual o Pontífice diz não ver "um fim a curto prazo porque é uma guerra mundial", depois os casos de abusos, o papel das mulheres na Cúria Romana, Lula e Catalunha, a renúncia de Bento XVI em 2013 e sua eventual renúncia.

O Programa Igreja em Pauta conversou com o professor Fernando Altemeyer, assiste e doutor da PUC – São Paulo. Acompanhe!!

O Programa Igreja em Pauta vai ao ar todos os dias às 2h e às 23h e de segunda a sábado às 7h30 pela Rádio Imaculada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Igreja em Pauta

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.