Igreja em Pauta

Yanomami: povo massacrado pelo descaso

Mais de mil indígenas em estado grave de saúde foram resgatados da Terra Indígena Yanomami nos últimos dias por equipes do Ministério da Saúde que atuam de forma emergencial em comunidades dentro da reserva

Escrito por Núria Coelho

24 JAN 2023 - 07H00

Divulgação

Profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde estão em Roraima, diante do quadro de desassistência sanitária dos povos que vivem no território Yanomami. O atendimento, em um primeiro momento, vai ser focado na readequação alimentar.

Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde decretou emergência de saúde pública, depois que uma equipe enviada pela pasta encontrou crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda, entre outros.

Após o retorno dessa missão, a equipe tem cerca de 15 dias para apresentar um levantamento completo sobre a crítica situação de saúde que os indígenas se encontram.

A Força Nacional de Saúde é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas. Foi criada em 2011 para executar medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

No último sábado (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no local para reafirmar o compromisso do governo de ajuda aos Yanomamis e de combater a ilegalidades na região, como o garimpo

A ministra da Saúde, Nisia Trindade, integrante da comitiva do presidente, comentou o plano de trabalho que está sendo colocado em prática.

O Ministério da Saúde informou também que estuda acelerar a publicação de um edital do Programa Mais Médicos para recrutar profissionais, tanto formados no Brasil quanto no exterior, assim como médicos estrangeiros. A ideia é que todos se inscrevam de uma única vez, para atuação em territórios indígenas.

A professora Márcia Oliveira, assessora da REPAM-Brasil, é a entrevistada do Igreja em Pauta. A situação do povo Yanomami foi o tema do programa. Acompanhe!!

A situação de crise humanitária do povo Yanomami vai ser mencionada na queixa que já existe contra Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional.

O UOL obteve a confirmação de que as informações começam a ser preparadas para o envio para a corte em Haia, num processo que pode ainda levar algumas semanas para ser completado.

Os dados vão fazer parte da denúncia que foi apresentada ainda em 2021 pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil contra o ex-presidente brasileiro por crime de genocídio e crimes contra a humanidade.

O Igreja em Pauta vai ao ar todos os dias às 2h e às 23h e de segunda a sábado, às 7h30 na Rádio Imaculada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Igreja em Pauta

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.