No Brasil, os casos de infartos registrados por mês mais que dobrou nos últimos 15 anos, e a média mensal de internações decorrentes subiu quase 160% no mesmo período - entre jovens de até 30 anos, o crescimento foi 10% acima da média, segundo levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), com base nos dados do Ministério da Saúde.
O levantamento aponta que a média mensal de internações por infarto passou de 5.282 para 13.645 entre os homens, e de 1.930 para 4.973 entre as mulheres.
O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, consiste na morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. Sua principal causa é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção abrupta do fluxo sanguíneo. Ele pode ocorrer em diversas partes do coração, dependendo de qual artéria foi obstruída. Em casos raros, o infarto pode acontecer por contração da artéria, interrompendo o fluxo de sangue ou por desprendimento de um coágulo originado dentro do coração e que se aloja no interior dos vasos.
Sedentarismo, dieta desregulada e obesidade provocam o entupimento nos vasos do coração;
A hipertensão não costuma dar sinais e causa danos nas artérias coronárias e cerebrais, abrindo caminho a ataque cardíaco e AVC;
Cerca de 15% dos casos de infarto estão ligados a crises de estresse, capazes de levar a picos de pressão e ao colapso do músculo cardíaco;
Herança genética (em alguns casos);
Colesterol alto também contribui para a ocorrência de infartos precoces.
O IN desta quarta-feira (24) destacou o assunto e recebeu o cardiologista Fernando Nobre, Doutor em Medicina pela USP (Universidade de São Paulo), com área de concentração em Hipertensão Arterial. Acompanhe o Imaculada Notícias na íntegra!!
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Vivendo a Fé aborda o luto
No Vivendo a Fé desta semana, Padre Denis-Ricard recebe o Padre Lício de Araújo Vale, autor do livro Como é que está aí - Luto no silêncio de uma resposta (Ed. Paulinas, 2022), para falar sobre o apoio às pessoas em luto. Confira!
Francisco, da infância à eleição papal
11 anos de pontificado do Papa Francisco
Encontro com Maria celebrou e agradeceu os 11 anos de pontificado do Papa Francisco.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.