Sinais sutis como agressividade, falta de apetite e isolamento social podem denunciar que algo errado está acontecendo na vida de uma criança ou de um adolescente. Isso é o que garante a pedagoga e diretora de uma escola em Brasília, Carol Cianni.
O abuso sexual é uma das causas de comportamentos assim e o crescimento desse tipo de crime no Brasil assusta: só nos 4 primeiros meses desse ano, 17,5 mil violações sexuais contra criança ou adolescente foram registradas pelo Disque 100. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e apontam um aumento nas denúncias de quase 70% em relação ao mesmo período do ano passado.
E nesse Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o governo federal realiza diversas campanhas de conscientização sobre o tema. Mas como identificar que uma criança ou adolescente esteja sofrendo algum tipo de violência sexual? Mais importante que isso é saber orientar os jovens sobre como se defender desse tipo de situação.
Carol Cianni destaca que a família e a escola têm papel fundamental nessa prevenção. Para ela, levar o tema para sala de aula de forma leve e assertiva, explicando que o corpo é algo íntimo e sagrado, ajuda no entendimento dos alunos. Carol ainda explicou que a escola precisa ficar atenta a qualquer mudança no comportamento dos alunos para intervir de forma rápida.
A psicóloga Caroline Brilhante afirma que a maior parte dos abusos contra crianças e adolescentes é praticado por pessoas próximas da vítima e em ambientes conhecidos pela família. Por isso, é importante estar sempre alerta. Caroline destacou que monitorar e restringir o acesso à Internet pode evitar que a criança se exponha a situações de risco.
As denúncias de qualquer abuso sexual ou outro crime contra os direitos humanos podem ser feitas, de forma anônima e gratuita, pelo Disque 100.
Este é apenas um dos destaques do Imaculada Notícias desta quinta-feira (18). Acompanhe o jornal na íntegra!!
Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10
Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira
Rezar, servir, amar: o estilo de Maria e Francisco
Vamos refletir sobre como o exemplo de Maria e o estilo pastoral do Santo Padre nos ensinam a viver uma fé encarnada na oração, no serviço e no amor. Uma oportunidade para aprofundar a espiritualidade mariana à luz do magistério atual!
Vivendo a Fé aborda o luto
No Vivendo a Fé desta semana, Padre Denis-Ricard recebe o Padre Lício de Araújo Vale, autor do livro Como é que está aí - Luto no silêncio de uma resposta (Ed. Paulinas, 2022), para falar sobre o apoio às pessoas em luto. Confira!
Francisco e Maria - o último desejo
No Encontro com Maria, recebemos o Padre Alexandre Awi Mello para um momento especial de reflexão sobre o amor e a devoção do Papa Francisco à Virgem Maria, manifestado em seu testamento. Nesta conversa profunda, vamos conhecer mais sobre como o Santo Padre se inspirava em Maria em sua vida espiritual, em suas decisões pastorais e em sua missão de guiar a Igreja. Padre Alexandre também partilha o que chama de “o último desejo” do Papa: uma Igreja cada vez mais mariana, próxima do povo, simples, acolhedora e cheia de ternura. Um encontro imperdível para quem deseja compreender a espiritualidade mariana do Papa Francisco e deixar-se tocar pelo exemplo de Maria, Mãe da Igreja.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.