Imaculada Notícias

O poder da alimentação saudável na infância

Qual a influência da introdução alimentar na saúde de pessoas adultas? A coordenadora da pós-graduação em Nutrição Materno-infantil do Senac EAD explica que o processo pode e deve ser agradável para a criança. Acompanhe no IN desta quinta (31)!!

Escrito por Núria Coelho

31 AGO 2023 - 14H30

PixaBay

Um levantamento divulgado no ano passado pelo Ministério da Saúde revelou que 20% das crianças brasileiras com menos de cinco anos foram identificadas com anemia, por falta de ferro e 17% apresentaram índices insuficientes de vitamina A.

Na avaliação de pesquisadores e especialistas, um dos principais motivos dos dois diagnósticos entre o público infantil é a influência direta dos familiares. É na fase da introdução alimentar que é construído o paladar do indivíduo, e quando isso não acontece de modo correto, os resultados variam da obesidade até algumas doenças.

Dados preocupantes foram divulgados também pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), sobre a prevalência de anemia em crianças e adolescentes brasileiros. Na faixa etária de 5 a 9 anos, o percentual é de 12,9%, enquanto os adolescentes entre 12 e 17 anos alcança 21%.

Outra pesquisa é apontada com alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ao informar que existem 1 bilhão de pessoas obesas no mundo, e desse total, 39 milhões são crianças. Desse modo, uma alimentação equilibrada desde o período de gestação pode ser uma alternativa eficiente no combate ao problema de saúde pública mundial.

No dia do nutricionista, a convidada do IN Suzana Camacho Lima.  A coordenadora dos cursos de pós-graduação na área de nutrição do Senac EAD explica que o aleitamento materno deve ser feito entre 0 e 2 anos, contudo a inclusão de complementos pode ser realizada de modo gradual. “É importante que a relação da criança com o alimento comece desde cedo e com equilíbrio, já que muitas questões de seletividade são decorrentes do desconhecimento sobre a comida. O que não se deve é chantagear a criança com promessas de doces ou refrigerantes, pois, dessa maneira ela vai associar alimentação como algo ruim e angustiante”.

Este é apenas um dos destaques do Imaculada Notícias desta quinta-feira (31). Acompanhe o jornal na íntegra!!

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.