Imaculada Notícias

Todos os anos, 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem quedas

Medidas simples podem reduzir os riscos e proporcionar mais segurança à população idosa. Acompanhe a entrevista com o ortopedista especialista em trauma e diretor da sociedade brasileira de trauma ortopédico (TRAUMA), Gustavo Tadeu Sanchez!!

Escrito por Núria Coelho

17 OUT 2023 - 13H00

Divulgação

As quedas são comuns durante a velhice e podem acarretar graves consequências para a saúde da pessoa idosa, além de ser um possível indicativo de fragilidades físicas e até doença aguda. No Brasil, a prevalência de quedas apontada pelo Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), realizado em uma amostra representativa da população idosa residente em áreas urbanas, foi de 25%. O estudo demonstrou ainda que os fatores associados às quedas são multidimensionais, destacando sexo feminino, faixa etária igual ou superior a 75 anos, medo de cair devido a defeitos nos passeios, medo de atravessar a rua, artrite ou reumatismo, diabetes e depressão.

Segundo dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, a estimativa entre os idosos com 80 anos ou mais, é que 40% sofram quedas todos os anos. Dos que moram em instituições de longa permanência, asilos ou casas de repouso, a frequência de quedas é ainda maior: destes, 50% podem cair.

Apesar da frequência, as quedas podem ser evitadas. Algumas atividades e comportamentos de risco podem aumentar a possibilidade de cair, assim como ambientes inseguros.

O IN recebe hoje o Ortopedista especialista em trauma e diretor da sociedade brasileira de trauma ortopédico (TRAUMA), Gustavo Tadeu Sanchez. Este foi apenas um dos destaques do Imaculada Notícias desta terça-feira (17). Acompanhe o Jornal na íntegra!!

Imaculada Notícias - de segunda a sexta-feira às 12h10

Apresentação: Núria Coelho e Paulo Teixeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Imaculada Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.