No Vivendo a Fé desta semana, Padre Denis-Ricard recebe o Padre Lício de Araújo Vale, autor do livro Como é que está aí - Luto no silêncio de uma resposta (Ed. Paulinas, 2022), para falar sobre o apoio às pessoas em luto
Professor do curso de pós-graduação de Intervenção na Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio, no Instituto Vita Alere, Licio de Araújo Vale é filósofo, especializado em Prevenção ao Suicídio, pesquisador sobre luto e valorização à vida, educador e palestrante.
A partir de uma situação traumática, que foi a experiência de uma longa quarentena por ocasião da pandemia da Covid-19, o autor destaca os impactos da pandemia e do isolamento na saúde mental e a importância do acolhimento e da valorização do sofrimento humano como alternativa às tragédias cotidianas do período.
“O luto em tempos de pandemia se apresenta com efeitos muito mais potencializados e dolorosos nesse processo. As medidas preventivas adotadas, como o distanciamento social e a quarentena, por exemplo, limitaram e tornaram quase proibitivos os velórios e os enterros de pessoas queridas, uma vez que os caixões precisavam permanecer fechados. Isso transformou a despedida de parentes e amigos em mais um distanciamento, impossibilitando o último adeus, o último beijo, o final digno de uma relação amorosa.”, detalha o autor.
Confira a entrevista completa
O Vivendo a Fé vai ao ar todos os domingos, a partir das 16h, na Rádio Imaculada.
Lectio Divina com Altierez dos Santos | Encontro com Maria
Panqueca de banana no Receita de Família desta semana
Confira a dica de receita dessa semana. Acesse!
Lançamentos musicais no Ponto de Encontro
Nesta edição do Ponto de Encontro, conheça belas canções para você adicionar em sua playlist
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.