Oratório MI

A celebração da Vigília Pascal na Milícia da Imaculada

Neste Sábado Santo os fiéis se reuniram para celebrar a vitória de Cristo sobre a morte na maior das celebrações, ápice do Tríduo Pascal

Escrito por Angelica Lima

31 MAR 2024 - 00H30 (Atualizada em 02 ABR 2024 - 11H54)

No Sábado Santo à noite, celebramos a solene Vigília Pascal, quando proclamamos a Ressurreição do Senhor. Com esta celebração chegamos ao ápice do Tríduo Pascal, iniciado na quinta-feira santa.

Poucas celebrações litúrgicas são tão ricas de conteúdo e de simbolismo como esta. A celebração inicia-se fora da Igreja, com a bênção do “fogo novo” onde se prepara e se acende o Círio Pascal, que representa a luz de Cristo. E foi desta forma que o, Frei Josemar Bertes Machado OFM Conv. iniciou a Maior de todas as celebrações neste Sábado, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, na sede da Milícia da Imaculada em São Bernardo do Campo SP.


Na Vigília Pascal, as leituras são proclamadas ainda com as luzes da Igreja apagadas

Em atitude de silêncio e oração, os fiéis acompanhavam no interior da Igreja. Após a bênção do fogo novo, o presidente da celebração, ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e cerimoniários entraram em procissão na Igreja, tendo à frente o Círio Pascal. Em instantes, o ambiente, antes escuro, foi tomado pelas luzes das velas que se acendiam a partir do Círio Pascal.

Nesta Vigília, Mãe de todas as celebrações, são propostas nove leituras: sete do Antigo Testamento e duas do Novo – Epístola e Evangelho. Além das leituras, há a bênção da água e a renovação das promessas de batismo, o que exige uma duração prolongada da celebração, que teve início às 20h, com encerramento se aproximando das 23h.

Em sua homilia, Frei Josemar falou das pedras que surgem no caminho mesmo daqueles que praticam o bem: “Às vezes caímos naquela tentação ingênua de achar que quando nós fazemos o bem, não seremos perseguidos. Ledo engano. Quanto mais e melhor você fizer o bem, mais você será perseguido. Porque o bem ele incomoda, e toda vez que você falar e fizer o bem, alguém não vai gostar”, afirmou.


Os participantes do rito de lava pés foram convidados a acender as velas no Círio Pascal e propagar entre os fiéis presentes

Frei Josemar falou também do compromisso que cada consagrado à Imaculada deve viver no seu dia a dia e explicou porque na Imagem do Círio Pascal deste ano está cravada uma imagem da Milícia da Imaculada: “Eu fui procurar um Círio para comprar e confesso que eu não gostei dos que encontrei, porque era comum. Então eu pensei: nós temos que ter um Círio que mostre para nós que o Cristo ressuscitou. E daí a silhueta da Milícia da Imaculada cravada no Círio, para ninguém ter dúvida de que a ressurreição de Cristo tomou cada um de nós. A Pedra foi removida, não há mais espaço para Sepulcro. Não há mais espaço para a morte aqui. Está cravado nesse neste Círio a silhueta do projeto que nos envolveu, inclusive a mim. Consagrados à Imaculada para a missão de evangelizar! Quem participa deste projeto tem que estar disposto a remover pedras. Tem que ser anjo, tem que ter coragem de remover pedras. Porque muitas vão ser colocadas no caminho”, disse.

Após a homilia, o presidente da celebração convidou ao altar as pessoas que participaram do rito de lava pés na missa da Ceia do Senhor, na última Quinta-feira, a fim de renovarem o compromisso com a unidade no serviço de Evangelização com a Milícia da Imaculada: “Nós vamos ser ungidos novamente hoje, porque, uma vez que nós lavamos as mãos, as impurezas foram embora, uma vez que nós assumimos o gesto do lava pés, nós precisamos ser ungidos, para a gente não se perder. E essa unção, que foi a mesma que o Espírito Santo fez à Nossa Senhora, ela é feita a nós. Aqui na Milícia da Imaculada, nós somos consagrados. E quem que é consagrado precisa ser ungido”, concluiu.


Equipe de transmissão para Rádio, TV e internet com o Frei Josemar Bertes


E o ponto alto da celebração foi a Eucaristia, ação de graças por excelência, celebração da nova Páscoa de Cristo. Vivendo com fé e intensidade os dias do Tríduo Pascal, os cristãos dão testemunho da Morte e Ressurreição do Senhor Jesus e comprometem-se a ser vida, a viver em ação de graças a Deus e ao próximo.

E neste Domingo de Páscoa o Oratório da sede a Milícia da Imaculada em São Bernardo do Campo SP reabre as suas portas para que os fiéis possam celebrar a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte com celebrações da Missa de Páscoa às 7h, 10h30 e 17h. 7h, 10h30 e 17h.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Oratório MI

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.