Oratório MI

Leitores e Animadores recebem investidura durante Missa de Pentecostes

Na celebração, aconteceu o envio de um grupo de crianças que receberam a Primeira Eucaristia

Escrito por Angelica Lima

20 MAI 2024 - 11H15 (Atualizada em 20 MAI 2024 - 14H06)

Pentecostes, do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa. Celebra-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos, conforme narrado no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 2:1-4). Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.

A missa de Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico cristão. Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.

No Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, na sede da Milícia da Imaculada, em São Bernardo do Campo SP, em comunhão e unidade, os fiéis celebraram a festa do nascimento da Igreja com alegria, acolhendo um grupo de Leitores e Animadores da Santa Missa que receberam a bênção sobre suas vestes neste domingo, 19 de maio. A celebração teve início às 10h30 e foi presidida pelo Frei Josemar Bertes OFM Conv., reitor do Oratório, que chamou a atenção para a importância da investidura: “Vocês estarão hoje se paramentando para proclamar a Palavra. Revestindo-se para estar em nome Dele. Revestindo-se para estar a serviço Dele. E por isso nós vamos pedir as bênçãos de Deus”, afirmou o frade, que pediu que toda a assembleia estendesse as mãos sobre o grupo.


Leitores e Animadores ajudam a enriquecer a liturgia e a fortalecer a fé da assembleia.

A missa de Pentecostes, com sua ênfase na diversidade de dons e na unidade do corpo de Cristo, ressalta a importância de cada ministério litúrgico. Leitores e Animadores, em seus respectivos papéis, ajudam a enriquecer a liturgia e a fortalecer a fé da assembleia, contribuindo para uma vivência mais plena do mistério cristão. Abençoar as vestes não é apenas uma cerimônia formal, mas um momento de profunda espiritualidade e compromisso, celebrando o Espírito Santo que continua a inspirar e a guiar a Igreja em sua missão evangelizadora.

Frei Josemar quis, com o grupo de Leitores e Animadores também paramentar-se com a casula utilizada na celebração da Eucaristia deste domingo: “Vocês lembram que eu recebi um presente da comunidade no domingo passado, quando celebrava 23 anos de sacerdócio. Na caixa estava escrito vale uma casula. A casula chegou, e eu acho que é digno o padre abençoar e ser paramentado junto com vocês”, afirmou.

Ainda na celebração deste domingo de Pentecostes, aconteceu o envio de um grupo de crianças que, após receberem a Primeira Eucaristia, passaram por um trabalho mistagógico, se preparando para o dia de Pentecostes. Frei Josemar destacou a importância do acompanhamento e formação das crianças: “Depois desse envio de hoje, nós estamos nos preparando para retomar com a catequese de perseverança. Então, vocês que fizeram a primeira eucaristia, não se afastem da igreja pelo amor de Deus! Ao contrário, começa agora uma etapa. Por isso que nós vamos fazer agora uma coisa bonita, que é o envio das crianças”, disse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Oratório MI

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.