Onde há vida, há simultaneamente movimento. Ao olhar para tudo que existe no universo, você pode encontrá-lo. Ao observar a natureza, ele está sempre presente.
Quando se fala em movimento, é importante compreender o que a física menciona. A variação da posição espacial de um objeto na linha do tempo e as ciências que o estudam, é a Mecânica e a Educação Física.
O movimento é definido por Aristóteles como a realização do que está em potência. Essa teoria diz que o movimento é a atualização de algo que já se encontrava em um ente, enquanto potencial. Se o ser é não apenas ato, mas também potência, as coisas podem sofrer modificações sem deixar de ser (1).
Para Piaget, o cerne de toda construção intelectual é a ação (2), ou seja, o movimento de agir é fundamental até mesmo para a inteligência.
Sabendo que o movimento está em tudo e que à ação é primordial, entraremos no contexto do exercício, que é justamente a sistematização e organização do movimento. Com eficiência e segurança em função dos objetivos pretendidos, pode ser adaptado para as condições individuais (5), onde há atribuição de sentido, significado, significância e ação específica.
Quando se fala em sentido e significado, entra em campo a fé, que é um ponto de confiança. É também uma amálgama de crenças, tradições culturais e confiança emocional no universo. É um direito inato, e até mesmo os ateus podem tê-la (3).
A fé é primeiramente, uma adesão pessoal do homem a Deus. É, ao mesmo tempo, inseparavelmente, o assentimento livre a toda a verdade que Deus revelou (4).
Ela envolve a confiança básica de que o mundo tem sentido e a bondade existe. Em hebreu e em latim, a fé não é um estado, mas um verbo ativo que pode ser manifestada de três maneiras: por símbolos culturais, formação do senso de comunidade e percepção pessoal de iluminação interior (3).
Exercício e fé – o primeiro conceito movimenta o segundo e o faz progredir. O segundo dá sentido ao primeiro e o faz melhor. Duas palavras que se complementam e, por meio de sua união, transformam o mundo em um lugar ativo, bom, belo e saudável, além de íntegro, alegre, esperançoso, interessante e iluminado.
Quer encontrar a melhor versão dentro de você? Deseja ser o protagonista de sua história? Então pare de querer e comece a ser. Seja uma pessoa em movimento e seja uma pessoa de fé nesse movimento, que deve ter sentido e inspiração, carregado de entusiasmo e principalmente, amor. Faça uso dos três crivos de Sócrates para chegar lá: Isso é bom? Isso é verdade? Isso é útil?
Referências
SOS evangelização
Infelizmente fomos informados sobre a paralização dos Correios. Na próxima semana, iremos postar as revistas O Mílite, Jovem Mílite e O Pequeno Mílite do mês de setembro - o que muito nos preocupa, pois seremos fortemente impactados pela greve.
A hora de ajudar é agora
A greve dos Correios foi encerrada na sexta-feira, dia 23. No entanto, as consequências desta paralisação ainda poderão ser sentidas pela nossa Obra. Por isso, pedimos que você, mílite, realize a sua doação o quanto antes.
Fidelize sua doação
A nossa Promoção Fidelidade de agosto traz este lindo presente. Para participar do sorteio basta realizar sua doação espontânea utilizando seu boleto mensal ou o boleto de seu calendário; fazendo um PIX ou depósito em conta.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.