É mais comum a gente ver trigo, mas talvez você até já tenha visto joio sem perceber. É que ele parece muito com o trigo. A diferença é que o joio é vazio por dentro, enquanto o trigo é cheio de pequenos grãos.
Trigo e joio foram usados por Jesus para dar um dos exemplos mais fascinantes que já vi. Você conhece esta parábola? Pegue a sua Bíblia e leia na íntegra. Está no evangelho de Mateus 13, 24-30.
Na nossa vida, muito trigo e muito joio são semeados todos os dias. Como trigo a gente pode reconhecer aqueles bons sentimentos e aquelas pessoas de fé, que nos convidaram para participar da Milícia da Imaculada, que rezaram conosco e que nos falam de Deus. Como joio tem o orgulho, a autossuficiência, a fofoca, a inconstância, a preguiça e por aí vai.
Jesus deu um alerta: trigo e joio crescem juntos e tem o tempo certo para serem colhidos. Num determinado momento, eles parecem ser a mesma coisa, sem condições para diferenciar de tão semelhantes que são. Mas com o passar dos dias, eles se modificam totalmente! O trigo muda de cor (fica bem amarelinho, quase dourado!), eleva-se altivo, aponta para o céu. Depois, ele ainda explode de dentro para fora cheio de sementes. Um campo de trigo é algo inspirador! Já o joio, com o passar do tempo, vai perdendo aquela cor viva e acaba ficando esquisito e desigual. Algumas espigas chegam a ficar totalmente secas antes mesmo de amadurecer totalmente.
Em outra ocasião, Jesus também falou que é pelos frutos que vamos conhecer a árvore. Na Bíblia, leia no livro de Mateus 7, 16. E ainda: com dos frutos é possível fazer mais. Você já comeu pão de joio? Não existe! E pão feito com trigo? Aí sim. Como é bom! Além do pão, a gente faz bolo e uma porção de outros alimentos.
Durante a sua caminhada de mílite muitas espigas de trigo foram colhidas. Cada vez que você faz sua doação, que divulga a MI, que presenteia alguém com a revista O Mílite... Você está, na verdade, servindo este pão-espiritual a tantas e tantas pessoas. O joio... Ele pode até aparecer em forma de dúvida ou desanimo. Mas quando você o corta, o campo fica limpo e você ainda ganha espaço para semear mais trigo. Entendeu?
É na Palavra de Deus que todo cristão se encontra e reencontra a motivação para seguir em frente da missão de evangelizar. Esta Palavra dá luz e clareza para saber o que é trigo e o que é joio, dá segurança às mãos que vão colher o que é bom e separar o que é ruim. Vamos, então, rezar juntos: “Senhor, quero ser boa árvore para produzir bons frutos!”.
Nathalia Silva Pinto
Projeto Família Consagrada
VENHA SER A BOA SEMENTE DA EVANGELIZAÇÃO COM A MILÍCIA DA IMACULADA.
TORNE-SE MÍLITE HOJE MESMO!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.