Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em Família Consagrada Atualizada em 02 MAR 2021 - 11H02

O mês do nosso sim

Tudo começou quando o Arcanjo Gabriel trouxe ao coração de uma jovem o projeto de Deus.


Frei Sebastião nos convida a dizer sim a Deus!


A festa da Anunciação, celebrada no dia 25, é a abertura de um novo mundo a partir do sim de Maria e da encarnação do Filho de Deus. Vivemos agora por causa deste sim, e queremos repercuti-lo com nossas vidas, para que ele possa continuar iluminando o mundo com seu amor.

O primeiro a responder junto com o sim de Maria foi São José. Machucado pelas aparências iniciais que ele não sabia de onde provinham e motivado pelo amor por Nossa Senhora, José chegou a se fechar, ao ponto de pensar em se excluir da vida de Maria. No entanto, quando o arcanjo Gabriel lhe disse em sonho: “não tenhas medo, José, em receber Maria como tua esposa, pois tudo aquilo que aconteceu com ela é obra do Espírito Santo” (Mt 1, 20), José prontamente ofereceu seu sim e iniciou uma história silenciosa e sagrada.

Ele se tornou o guardião do Filho de Deus. Foi José quem recebeu nos braços a criança pela qual tudo foi criado! Este homem assumiu a responsabilidade de tomar conta do Menino Jesus e de Sua Mãe. Veja que história maravilhosa!

Podemos nos recordar da fuga para o Egito, do trabalho cotidiano para sustento do lar… Não sabemos uma palavra sequer de São José, mas temos o seu exemplo e o seu amor, que ainda hoje estão encarnados na mensagem do Evangelho. O silêncio de José é a palavra mais firme, forte e profunda. Certamente seus olhos estavam sempre voltados para o Menino Jesus e, hoje, nos remetem ao sorriso daquele Menino que foi crescendo sob o cuidado deste bom e justo homem. Chegaram, certo dia, a dizer sobre Jesus: “este não é o filho do carpinteiro?” (Mt 13, 55). Sim, Jesus traz em Si a identidade de seu pai adotivo.

Estamos no ano dedicado a São José, como nos convidou o Papa Francisco. Queremos sentir a presença, a força e o amor deste grande homem! Que São José proteja a todos, sobretudo aqueles que são perseguidos por optarem por Jesus Cristo. Pedimos amparo a estes nossos irmãos e irmãs sofridos, para que saibam perseverar na fé e na comunhão com Jesus, que também foi perseguido.

Que este seja o mês do nosso sim!

Somente desta forma vamos encontrar o entusiasmo para a caminhada da fé. Peço sua fidelidade porque sinto como é necessário renovar, todos os dias, o nosso sim à evangelização! Sabe, muitas vezes nós também somos perseguidos. Veja esta pandemia que aflige a humanidade: temos que demonstrar com a nossa fé que seremos vitoriosos em Jesus Cristo, sob o manto de Nossa Senhora! Vamos levar a Milícia da Imaculada a todos os corações para que também eles acreditem e perseverem. Esta Obra é a voz de Deus, é a ternura da Mãe Imaculada, é o sim silencioso de São José e você faz parte disto tudo!

Eu abençoo você e sua família, sob a intercessão de São José. Tenha paz, serenidade, consolo, alegria, esperança e ternura. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv.

Quero dizer sim Já sou mílite
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em Família Consagrada

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.