Depois de se despedir dos fiéis de Edmonton o Papa Francisco se transfere nesta quarta-feira (27) para Quebec onde se encontra, neste quarto dia em terras canadenses, com a governadora geral do Canadá na “Cidadela de Québec”, senhora Mary May Simon. Após a visita de cortesia no mesmo local o encontro com o primeiro-ministro canadense senhor Justin Trudeau e com as autoridades civis, representantes das populações indígenas e com o corpo diplomático.
No aeroporto da cidade o Papa Francisco, depois de percorrer 3.116 Km em pouco mais de 4 horas de voo, será acolhido no meio da tarde por cinco autoridades locais.
A Cidade de Quebec (531.902 habitantes), capital da província de Quebec é a segunda cidade mais populosa do leste do Canadá, depois de Montreal. Está situada às margens do majestoso rio São Lourenço e desempenha um papel em grande parte administrativo no país. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985, é uma cidade de caráter europeu, francesa em sua arquitetura, e está entre as cidades mais antigas da América do Norte. Fundada em 1608 pelo explorador francês Samuel de Champlain, sua história, entretanto, começou já no século 16, com a chegada do explorador Jacques Cartier. O centro urbano, Quebec, deriva de uma palavra indígena que significa "onde o rio se estreita". Ao longo dos séculos sofreu ocupações francesas e britânicas e o ataque de tropas revolucionárias dos Estados Unidos contra os britânicos em 1775, em uma tentativa de anexar a província, posteriormente, todo o Canadá, aos nascentes Estados Unidos da América. Assédio ao qual conseguiu resistir. No século 20, a cidade tornou-se oficialmente a capital da província de Quebec.
“La basse-ville”, a cidade baixa, a antiga área ao longo das margens do rio, local de nascimento da América do Norte francesa, preserva sua arquitetura colonial e fortificações há mais de 400 anos. As paredes com seus portões ainda intactos mostram seu passado como uma fortaleza militar. A Cidadela fortificada, construída a partir de 1820 pelas tropas britânicas para se defenderem de ataques externos, hoje abriga o 22º Regimento Real e seu Museu e, desde 1872, a residência do governador-geral.
A governadora-geral do Canadá, senhora Mary May Simon, nasceu em Quebec, em 1947, é filha de um inglês, comerciante de peles e de uma mulher Inuk.
Ela é membro da Comissão de Implementação da Nunavut e codiretora e secretária da Comissão Real dos Povos Aborígenes. De 1994 a 2003, ela serviu como Embaixadora para Assuntos Circumpolares, tornando-se a primeira Inuk a ocupar este cargo. De 1999 a 2001 foi embaixadora do Canadá na Dinamarca. A partir de 2006, ela serviu dois mandatos como presidente do Inuit Tapiriit Kanatami, comprometida com a promoção dos direitos dos Inuítes. Em 26 de julho de 2021, ela se tornou a primeira líder indígena a ser empossada como governadora-geral do Canadá. A senhora Simon é casada e tem três filhos. Mary Simon é a 30ª governadora-geral do Canadá.
O Papa Francisco em seu primeiro discurso em terras canadenses fez o seu “pedido de perdão pelo mal cometido por tantos cristãos contra os povos indígenas”. E foi sobre este pedido que Mary Simon emitiu entre outras coisas a seguinte declaração:
“Hoje, os sobreviventes, suas famílias e comunidades em todo o país ouviram Sua Santidade o Papa Francisco se desculpar, expressando palavras de profunda tristeza, arrependimento e horror pelo abuso sofrido no sistema escolar residencial”.
“Ao longo dos anos, meses e semanas que levaram a este momento histórico, as comunidades indígenas não mostraram nada além de bravura, coragem e resiliência enquanto buscavam um pedido de desculpas significativo. Hoje foi um dia que nos moveu para frente, dando voz aos sobreviventes que podem ajudá-los a se curar”.
O Papa Francisco visita a diocese de Quebec que foi criada em 1º de outubro de 1674 tornando-se arquidiocese em 12 de janeiro de 1819. Possui 35.180 km2 e 1.304.605 habitantes, dos quais 989.869 são católicos. Possui 40 paróquias, 290 sacerdotes diocesanos (3 ordenados no último ano); 162 sacerdotes diocesanos regulares; 77 diáconos permanentes; 9 seminaristas dos cursos filosófico e teológico; 418 membros de institutos religiosos masculinos; 1.676 membros de institutos religiosos femininos; 6 institutos educacionais; 3.937 batismos no último ano. O atual arcebispo de Quebec desde 2011 é o cardeal Gérald Cyprien Lacroix, do Instituto Secular Pio X. Foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 22 de fevereiro de 2014.
O Papa pernoitará hoje na sede do Arcebispado de Quebec onde jantará em privado.
Amanhã, quinta-feira, o primeiro compromisso é a visita ao Santuário Nacional de Sant’Ana de Beaupré e a Santa Missa. Cerca de 70% dos fiéis que participarão da celebração no interior da Basílica, e fora dela, são indígenas. A celebração será em francês e latim.
No final do dia o Papa se dirigirá à Catedral de Québec onde presidirá as Vésperas com os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, seminaristas e agentes pastorais.
A Catedral de Quebéc, localizada onde se erguia a primeira capela construída por Champlain em 1633, foi edificada em 1647 sob o nome de Notre-Dame da Paz.
Em 1664, tornou-se a primeira igreja paroquial ao norte do México e foi dedicada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Em 1674, assumiu o título de Catedral, após a nomeação de São Francisco de Laval como primeiro bispo da nova diocese da cidade de Quebec. Duzentos anos mais tarde, Pio IX elevou-a à Basílica.
Fonte: Vatican News
Papa pede a delegados da COP28 que se concentrem no futuro das crianças
A cúpula climática COP28 teve início nesta quinta-feira, 31 de novembro. Francisco deveria chegar nesta sexta-feira para fazer um discurso e realizar reuniões bilaterais antes de partir no domingo.
Missa marcará início do uso da terceira edição típica do Missal Romano na Igreja do Brasil
No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, às 8h, o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, preside a celebração de ação de graças pelas duas décadas de preparação do Missal e também pelo envio, pela CNBB e sua editora, a Edições CNBB, de 65 mil missais às dioceses brasileiras no tempo acordado pelo episcopado brasileiro na 60ª AG CNBB.
Pastoral da Aids lança campanha de enfrentamento à epidemia
Desde sua fundação, a Pastoral da Aids assumiu o primeiro de dezembro como uma data significativa do seu engajamento.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.