Com isso, surgiu também as relações sexuais através dos meios eletrônicos, em que a partir daí criou-se o termo sexting – conteúdo sexual podendo ter imagens, vídeos, telefonemas ou mensagens de voz; e que pode ter o risco de cyberbullying - como violência de gênero para constranger a vítima (Lordello et.al, 2019).
Há ainda ações no cyberespaço em que as mulheres em específico se deparam, o flaming: palavras para ofender, sexting: mensagens com conteúdo sexual podendo ter imagens para constranger a vítima, e revengporn: homens que divulgam imagens íntimas ou mensagens de texto para denegrir e ridicularizar as mulheres com quem se relacionaram (Bezerra et.al., 2020).
No ano de 2018 a ONG Safernet, registrou um aumento no número de atendimentos de pessoas solicitando auxílio em crimes virtuais, sendo 65,8% mulheres – superior em dobro referente ao número de atendimentos no ano de 2017 (Lordello et.al, 2019). Essas ações de cyberbullying podem acontecer no ambiente de jogos virtuais com mulheres, com a possibilidade de ter presente violência de gênero e sexual. Os efeitos emocionais são como os demais, já descritos aqui referente ao tema cuberbullying.
Ainda detalhando com vocês o tema cyberbullying, há mais algumas tipologias de cyberbullying segundo Willard (2007 apud Fernandes, 2013): flaming já citado, linguagens eletrônicas agressivas e vulgares; harassment (assédio), envio repetitivo de mensagens más e com insultos; denigration (denigração), publicar ou enviar rumores com o objetivo de ferir a reputação; impersonation (dissimulação), fingir ser outra pessoa para trickey (exclusão), excluir alguém de um grupo virtual de maneira cruel; cyberstalking (perseguição no espaço online), assédio e desrespeito a pessoa repetidamente e com intenção, contendo ameaças ou medo significativo (Fernandes, 2013).
Foi verificado que no Brasil houve um avanço significativo em 2018 na legislação em relação ao sexting, como crime informático (Lordello et.al.,2019). É importante ampliar as reflexões sobre o tema em diversas áreas, para educar na utilização do ambiente virtual de maneira sal causar problemas ou deteriorar a reputação; outing, publicar informações pessoais ou imagens;
BEZERRA, A.J.B. et.al..Violência de gênero em jogos online: consequências, redes de apoio e estratégias de enfrentamento. Revista Braz Cubas, Volume 9 Número 2 (2020).
LORDELLO, S.R. et.al. Adolescentes e redes sociais: violência de gênero, sexting e cyberbullying no filme ferrugem. Revista Perspectiva Sistêmica, v. 28 n. 65 (2019) 28(65), 68–81.
FERNANDES, F.A.M. Comportamentos de cyberbullying na adolescência: frequência, caracterização e sua relação com a comparação social. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica. Instituto Superior Miguel Torga. Coimbra, 2013.
Fonte: Jovem Mílite
Transtorno de Ansiedade na terceira idade
Infelizmente, muitos idosos com Transtornos de Ansiedade não procuram atendimento médico. Muitos não percebem que têm uma doença para a qual existem tratamentos eficazes.
Francisco de Assis: uma inspiração para a vida
Para a Igreja, Francisco tornou-se inspiração dos valores mais essenciais do Evangelho. Por isso, sua mensagem atravessou os séculos, e continua a despertar no coração da humanidade aquilo que de melhor ela pode realizar.
Atenção à vida
Ouvindo a pessoa que sofre é possível perceber a gravidade da questão e direcionar para a ajuda adequada. Devemos ter uma escuta ativa com todas as pessoas, principalmente com àquelas que apresentam um comportamento depressivo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.