Formação

A eucaristia é a presença real de Cristo em nossas vidas

Diego Lima

Escrito por Diego Lima

03 JUN 2021 - 00H00 (Atualizada em 13 OUT 2021 - 15H24)

O início deste mês traz uma celebração muito importante para a Igreja Católica: Corpus Christi, contudo, muitas pessoas ao ouvir essa expressão não remetem à solenidade litúrgica e sim a um feriado prolongado, afinal, sempre acontece em uma quinta-feira. Mas nem precisamos dizer que este “feriado” não é motivo de viagem e sim de celebração do Corpo de Cristo!

Aliás, na maior parte dos municípios é ponto facultativo e, nesses tempos difíceis da pandemia já foram adiantados. Mas para os católicos o Corpus Christi não tem alteração: a segunda quinta-feira após a solenidade de Pentecostes.

A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. Foi instituída pelo Papa Urbano IV, por meio da bula “Transiturus de hoc mundo” de 1264. “Embora este Sagrado Sacramento seja celebrado todos os dias no rito solene da Missa, cremos, no entanto, que é útil e digno celebrar, pelo menos uma vez por ano, uma festa mais solene (...). Pois na Quinta-feira Santa, dia em que Cristo a instituiu, a Igreja universal, ocupada na confissão dos fiéis, na bênção do óleo do Crisma, no cumprimento do mandato do lava pés e em muitas outras cerimônias sagradas, não pode assistir plenamente à celebração deste grande sacramento”, escreveu o Papa Urbano.

Aqui vai outra curiosidade! Antes de ser Papa, Urbano IV era cônego em Liège, na Bélgica, e foi o confessor de Juliana de Liège que recebeu visões em suas Adorações Eucarísticas, que pediam uma festa da Santa Eucaristia no calendário litúrgico. Além disso, outro antecedente espiritual é notável em sua história: o Milagre Eucarístico de Bolsena Orvieto.

Este milagre conta que em meados do século XIII, o Padre Pedro de Praga duvidava sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Realizou uma peregrinação a Roma para pedir, sobre o túmulo de São Pedro, uma graça de fé. Durante o caminho de volta, ao celebrar a Santa Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, a hóstia sangrou, manchando o corporal com o sangue de Jesus. Neste momento o Papa Urbano IV estava em Orvieto, cidade próxima a Bolsena e, ao saber do acontecido, pediu a um bispo que fosse até o local e trouxesse informações. Ao encontrar o bispo, e abrir o corporal, o Santo Padre caiu de joelhos.

Estes acontecimentos de 700 anos atrás nos mostram como esta celebração de Corpus Christi tem um profundo significado em nossa fé. É nesta solenidade que é tradição a procissão pelas vias públicas, como recomenda o Código de Direito Canônico. Falando em tradição, em muitas cidades no Brasil é comum a decoração das ruas em forma de tapete de serragem, malhas e tantas outras maneiras.

A pedido do próprio Papa Urbano IV, São Tomás de Aquino escreveu alguns hinos à Eucaristia que até hoje são lindas fontes de inspiração para um momento de fé e adoração. Exemplo disso é a oração em forma de hino “Adoro Te Devote”, veja um trecho: “Eu vos adoro devotamente, ó Divindade escondida, Que verdadeiramente oculta-se sob estas aparências, A Vós, meu coração submete-se todo por inteiro, Porque, vos contemplando, tudo desfalece”.

São Tomás de Aquino foi presbítero dominicano, doutor da Igreja, é padroeiro das escolas católicas. Sobre a Eucaristia, afirmou: “Nenhum outro sacramento é mais salutar (favorável à preservação ou restauração da saúde) do que a Eucaristia. Pois nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente sacia da de todos os dons espirituais. A Eucaristia é o memorial perene da paixão de Cristo, o cumprimento perfeito das figuras da antiga aliança e o maior de todos os milagres que Cristo realizou”.

Em 2020, por conta da pandemia, muitas igrejas realizaram as celebrações de Corpus Christi de maneira virtual com procissões em carros. Neste ano, não será muito diferente em diversas regiões do país, por isso verifique em sua comunidade como será a celebração e não deixe de participar deste momento tão importante na liturgia e em nossa vida. Que Cristo presente na Eucaristia nos abençoe e proteja sempre, amém!




Escrito por
Diego Lima
Diego Lima

Jornalista e consagrado a Nossa Senhora pelo método de São Maximiliano Kolbe, Diego escreve para a revista Jovem Mílite.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.