Por Marta Romero Em A Santa Missa

A perseverança é a rainha de todas as virtudes

“Ajudai-nos, Jesus, na nossa fragilidade e fraqueza, a não desistir, mas, sustentados pela Sua força, perseverar na luta até a vitória”, foi uma das preces do Frei Sebastião Benito Quaglio, na manhã desta sexta-feira, no Santuário da MI

Hamilton Guimarães
Hamilton Guimarães


Homilia

No início do Cristianismo, foram muitas e severas as perseguições aos cristãos. Os Evangelhos foram escritos a partir de 60 anos depois dos acontecimentos. Então, havia na história da Igreja, muitas perseguições. Ela estava atravessando momentos terríveis, muitos conflitos dentro das famílias, conflitos nos grupos, conflitos nas cidades. Então, os evangelistas registraram esta mensagem para que ninguém desistisse.

Acredito que, hoje, a mensagem seja a perseverança. O que é perseverança, meus irmãos?

Perseverança é chamada de a rainha de todas as virtudes.

O coração disso tudo é Deus, que nos pede essa perseverança no amor, na fidelidade, na justiça, na fraternidade, na solidariedade. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Esse é o mandamento que Jesus deixou, e, portanto, a perseverança é levar a sério tudo isso e não se deixar derrubar pelas dificuldades. Agora estamos atravessando períodos muito difíceis. Acho que a humanidade, como um todo, nunca passou por isso. Todos têm medo de um inimigo invisível e que não se sabe onde ele está.

O que devemos fazer? Não devemos nos entregar, nem desanimar, nem deixar que isso provoque uma desordem ou uma perturbação global. Temos que colocar, em primeiro lugar, o princípio de solidariedade, de honestidade, de amor, e temos que nos defender e ensinar aos outros o mesmo. Temos que colocar acima de tudo o valor da vida, o que está por dentro e que nos dá força, que é o próprio Deus.

Sim! Não tem outra energia que não seja a que vem do próprio Deus. A energia dele sabemos que é uma energia de amor. Diria que esse amor é maior tanto que eu o chamaria de ternura, porque é como o amor de mãe e de pai aos seus filhos. O amor que não tem recompensa, mas tem alegria de poder se doar, isso é Deus!

Nós temos que nos revestir desta confiança de Deus. Criar dentro de nós uma energia-força que nada possa nos perturbar, mas só alertar. Com a luz de Deus possamos encontrar os caminhos certos. Ninguém vai nos derrubar, porque estamos no coração de Deus e no coração de Nossa Senhora. Com força vamos perseverar nesse caminho. Amém.

Oração depois da comunhão

Estamos sempre olhando para Cristo, a nossa força. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Quem vive e crê em mim, nunca mais há de morrer.” É muito bonito isso! Cristo! Ninguém o derruba, portanto, vamos ver a vitória em Cristo, em todos os nossos falecidos que nos precederam e que tiveram fé. Porque souberam viver com coragem na luta do dia a dia, esta fé.

Jesus está aqui olhando para nós e nos convida a não desistir dessa fé. Ele quer a nossa fidelidade, o nosso amor e a nossa confiança. Ele sabe para onde nos conduzir e nós não queremos ter medo. Ele sabe, Ele vai nos garantir a vitória. Sim! Jesus, estamos aqui por isso. Tu és a nossa vida, Tu és a nossa luz, Tu és tudo para nós!

Ajudai-nos, portanto, Jesus, na nossa fragilidade e fraqueza, a não desistir, mas, sustentados pela Sua força, perseverar na luta até a vitória. Afaste de nós, Jesus, esses perigos que nos atormentam, nos afligem e nos desorientam. Seja você o nosso caminho seguro. Virgem Santa, nossa Mãe, em suas mãos, colocamos toda a nossa confiança e toda a nossa vida. Protegei-nos hoje e sempre. Amém.

Participe da Campanha Amigo de Deus e nos ajude a homenagear e presentear o Frei Sebastião na data de seu aniversário.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.