Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 09 JUN 2020 - 17H59

Abençoa este nosso Brasil!

"Não tenha medo de ser você mesmo o milagre para o teu irmão!" Frei Sebastião convidou os fiéis a encontrar em Cristo o sentido da vida e a transbordar o Seu amor ajudando quem passa fome

https://br.pinterest.com/pin/544654148669249898/
https://br.pinterest.com/pin/544654148669249898/


Frei Sebastião convida fiéis a buscar o sentido da vida em Cristo para ter a perfeita alegria e, assim, iluminar a vida de tantas pessoas que precisam. Ele convocou os fiéis à doação de alimentos e outras obras de caridade e atenção. Conheça a campanha da MI Misericórdia em Ação.

Frei Sebastião iniciou a celebração de hoje, no Santuário da MI, em São Bernardo do Campo - SP, recordando a memória de São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, jovem jesuíta espanhol que, enviado em missão à Terra de Santa Cruz, evangelizou os povos originários do Brasil e pode comunicar-lhes as verdades da fé. Foi autor de uma gramática tupi e, depois, de um catecismo. Nesta data tão importante para os cristãos brasileiros, o frade pediu a Deus: “Abençoa este nosso Brasil!”.

Em sua homilia, o frade apontou aos ouvintes o exemplo da viúva de Sarepta, para a qual foi enviado o Profeta Elias, indicando-a como exemplo de fé e caridade a ser imitado. Refletindo sobre o trecho do Evangelho de hoje, chamou-os à autorresponsabilidade em dar sabor à vida. E, quando o sentido e o sabor da vida parecem desaparecer, ensinou a responder com a fé e a oração. “Ter sabor na vida não é de graça, é fruto de uma comunhão com Deus”, explicou.

“E o que é que significa andar com Jesus? Significa dar um sentido à tua vida, uma conquista à tua vida. O que é conquista? Conquista é ir além dos teus limites, chegar um pouquinho mais ao teu redor; o nosso coração tem que ser missionário e temos de olhar para o mundo vendo que tanta gente precisa de uma palavra, de uma oração, de um gesto de carinho, de atenção”, indicou.

Em suas preces estavam os doentes contaminados pelo novo coronavírus, para que possam sarar e retomar suas vidas; as vítimas fatais, para que descansem em Deus e o pedido de que afaste a epidemia do Brasil e do mundo. No ofertório, convidou os fiéis a oferecem-se para que Deus preencha suas vidas de entusiasmo.

A celebração tem início aos 10 minutos do vídeo. Acompanhe a seguir a homilia e as orações e exortações finais:

Homilia

Na primeira leitura, uma viúva com nada, praticamente, mas ela acolheu o profeta e acreditou na palavra dele. A vasilha foi sempre suficiente para fornecer óleo e também farinha. Bonito isso, né? A gente vê que a fé sustenta a nossa vida. Quando parece que não temos mais nada, nós temos que olhar para Deus com mais confiança. Ele sabe dar um jeito nas coisas onde a gente menos pensa, porque acontece isso na vida da gente, viu? Achamos que não temos mais nada, no entanto, quem tem fé sempre vai encontrar o milagre, sempre.

Eu estava pensando, hoje, no Evangelho. Tem duas maneiras de ver o Evangelho de hoje. A primeira é aplicá-lo na vida gente. O que significa sal? Ele dá sabor e conserva. Olha, se eu não der sentido à minha vida, sabor à minha vida, o que é que eu posso dar para os outros? Nada. Portanto, eu creio que seja uma lição para mim, para você: procurar dar sentido à tua vida. E tem sal para isso? Tem: o Evangelho, Jesus Cristo, Nossa Senhora.

Quero dizer que a fé tem que dar sentido a tua vida de fé e torná-la, assim, rica. E manifestá-la com a caridade. Isso aí. Quando você dá sentido à tua vida, você pode espalhar esse sentido para os outros. Dar sentido à vida! Não cair naquela vida sem graça, não. Dar sentido!

E o dia em que você não tem isso, reza! A oração desperta isso. Porque o sabor não vem de graça. Ele é fruto de uma comunhão com Deus. Acho isso muito importante: dar sabor à própria vida. E você pode, então, ajudar os outros que às vezes estão vazios, não enxergam nada, ou então só enxergam o que está a um metro de distância, mas não têm esse olhar distante, sabe? Dar sentido à vida… isso é muito importante. Viva, então, em comunhão com Jesus e Nossa Senhora. Sua vida vai ter sentido e será luz do mundo. O que é a luz? Se você dá sentido à tua vida, lança os seus olhos longe e veja o caminho que você tem que percorrer. Então, com teu entusiasmo, com esta visão, você vai... No fundo, quem dá sentido a tua vida? Jesus! “Eu sou a luz do mundo!”.

Então, é Jesus que anda com você. E o que é que significa andar com Jesus? Significa dar um sentido à tua vida, uma conquista à tua vida. O que é conquista? Conquista é ir além dos teus limites, chegar um pouquinho mais ao teu redor; o nosso coração tem que ser missionário e temos de olhar para o mundo vendo que tanta gente precisa de uma palavra, de uma oração, de um gesto de carinho, de atenção. Então, vamos lá. Hoje, vamos meditar sobre isso. Você tem que ser sal da terra, partir de você, e para os outros; e luz do mundo, para dar ao sentido uma direção. Então o dia será repleto de um dinamismo e um entusiasmo. Amém!

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 09 06 2020

Orações após a comunhão

Queria aproveitar, no final desta celebração, para falar de uma coisa concreta. Veja uma coisinha: essa mulher de Sarepta não tinha nada, só um pouco de farinha e de óleo. Eram a última coisa que lhe sobrava. Chegou um homem e pede. E ela deu e acreditou na palavra de Deus também. É um milagre.

Mas sabe, na vida da gente, agora, estamos atravessando períodos difíceis. Às vezes, esta farinha e este óleo representam a nossa fragilidade financeira, econômica. Nesses dias, eu fiquei muito contente ao ver gente trazendo cestas de alimentos para os outros. Eu mesmo entreguei a algumas famílias. A gente sabe de algumas famílias que têm vergonha de pedir.

A situação está muito ruim. Então, eu diria: não tenha medo de ajudar os outros. Eu falo por mim mesmo. Eu já passei por isso, muitas vezes, meus irmãos. Não pense que a vida da gente é muito fácil não. Os compromissos... é Frei Sebastião para cá... o senhor me ajuda a isso, aquilo? Às vezes parece que eu tenho um Banco do Brasil. Eu não tenho nada, mas a gente se esforça. A gente vê que o milagre acontece. Então, não tenham medo. Abra-se um pouquinho.

A fome existe hoje ainda

Às vezes, eu passo por esses lugares pobres (...). A fome existe. Não somente no tempo de Elias, agora, agora. Portanto, se você puder, não tenho medo de ajudar. Você vai ver que aquele pouquinho que você tem e, às vezes, acha que faz falta - é, faz mesmo - mas eu te peço: tem muita gente passando fome, ouviu? Faça com que esse exemplo de Elias e da viúva de Sarepta possa nos sacudir um pouquinho mais.

E as palavras do Evangelho seja viva para nós. Não quero fazer outra pregação, mas estou aqui para celebrar para quê? Se a gente não procura de ser sabor para a vida da gente do que adianta eu celebrar? Eu quero celebrar para dar sentido à vida, a você que me ouve, a você que reza com a gente e procure abrir a janela da tua vida. Deixa o sol entrar, iluminar todos aqueles que estão com você.

Você quer um exemplo? Por que você não passa o sinal para outra pessoa? Convida, telefone e diz: Quer ouvir uma palavra? Faça isso! São todas maneiras de tornar as pessoas cada vez mais felizes, e você, o semeador de felicidade.

Você só tem um pouco de óleo e de farinha? Você acha que não tem nada? Tem sim, tem sim. E, a partir desse pouquinho, Deus faz o resto.

Nós estamos na trezena de Santo Antônio e conto um fato para você, porque eu vivi lá. Conheço a vida Santo Antônio como você nem imagina... Vivi 16 anos lá onde ele realizou sua grande missão. Uma vez tinha muitos pobres lá fora e o convento de Pádua tinha mais de 100 frades. Aconteceu um dia que vieram tantos pobres… e Santo Antônio deu tudo aquilo que tinha na despensa. Isso foi de manhã cedo.

Ao meio-dia, os frades chegaram preocupadíssimos e falaram para ele: “E agora? O que nós vamos comer? Você deu tudo para os pobres”. E ele disse: “Aquilo que sobrou na despensa”. Você deu tudo. Bem, vão ver. E a despensa estava cheia, cheia, cheia de pães e tudo. Por isso é que temos a bênção dos pães. Tudo bem, foi um milagre, mas não vamos ter medo de sermos nós mesmos um milagre. Não tenha medo! Não se fecha em casa, esta casa do medo, da angústia... Não, não! Seja sal da terra, luz do mundo. E lembre, hoje: esta viúva somos nós. Elias é a presença que nos lembra de Deus em nossa vida, e de Nossa Senhora. E vai dar tudo certo, ouviu?

(Christus Vincit, Salve Regina, oração de Consagração a Nossa Senhora e a Ave-Maria)

Vamos viver com amor. Gostaria muito que isso tudo que estamos celebrando fosse para um estímulo. Hoje o Evangelho é maravilhoso. Todo o Evangelho, né? Está bom. Vai lá! Você pode fazer um bem enorme. Ontem foram as bem-aventuranças. Hoje tem mais esse convite do mundo e o exemplo dessa viúva que só tem um pouco de óleo e pão, mas deu para alimentar Elias e o filho até o fim. Que Deus te abençoe, abençoe nossos pobres, dê a cura aos nossos doentes.

Salve Maria Imaculada!

Salve Maria Imaculada!

Seja louvado Nosso Senhor Jesus Cristo!

Para sempre seja louvado!

Hoje é o dia do sorriso, da acolhida, do sabor e da luz!

Milícia da Imaculada · Orações após a comunhão 09 06 2020


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.