Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 01 SET 2020 - 11H47

Amar a Deus com todas as nossas forças

Divulgação
Divulgação


O Frei Sebastião Benito Qualio (OFMConv.) presidiu a Santa Missa, no Santuário da MI, em São Bernardo do Campo - SP, e comentou a Primeira Leitura (Ez 37,1-14) e o Evangelho de hoje (Mt 22,34-40).

Os fariseus fizeram uma pergunta difícil a Jesus. Quiseram colocá-lo a prova: “Qual é o maior de todos os mandamentos?” Eles sabiam que havia um decálogo, e também entre eles havia muitos outros mandamentos, mais de 600. Qual seria o mais importante? Jesus sem hesitar disse: “Amar a Deus com todas as nossas forças...”.

Como está escrito na Bíblia: “E o teu próximo, como a ti mesmo.”

Sabemos que também é preciso saber quem é o nosso próximo. Jesus narra a famoso episódio do bom samaritano que foi o único que o socorreu e mesmo sendo inimigo dos judeus. Cuidou daquela vítima de um assalto, enquanto o sacerdote e o levita somente olharam e foram em frente. Quem é o próximo faz isso, socorre quem precisa.

O Papa Francisco hoje nos fala que Jesus é o nosso próximo. Ele vem nos socorrer. Cura nossas feridas e machucados. Ele vem nos socorrer... Jesus é o bom samaritano. Ele nos deixou esse mandamento, porque Ele mesmo o cumpriu. Jesus veio para nos salvar, para salvar os pecadores.

Nós devemos amar o nosso próximo, pois este é o único mandamento: Amar a Deus e ao próximo. Quem é o nosso próximo? Temos que responder a essa pergunta. Pensa nisso, essa pergunta é interessante.

Quando era ainda Cardeal, o Papa Pio X conhecia um sacerdote alcoólatra na sua Diocese. Sabendo que esse padre estava em um “boteco”, o Cardeal foi até ele, que já estava com uma garrafa de vinho e um copo, já meio bêbado. Ele levou até um susto e o Pio X se aproximou e colocou a estola nele e depois se ajoelhou em frente dele dizendo que queria se confessar. O Padre não queria, mas Pio X disse que essa era a sua missão. Agora você vai me confessar, disse.

O Padre tremendo, acabou confessando o Cardeal na frente de todos. Esse gesto mudou a vida desse sacerdote. Ele se tornou um dos melhores na Diocese de Veneza. Isto é muito bonito! O Cardeal não só amou aquele padre, mas devolveu-lhe a sua dignidade.

Nós também devemos ter respeito com os empregados, com os nossos colegas, com as pessoas que nos servem, enfim com todos. Não custa dar um sorriso, ser gentil, fazer uma saudação, ma delicadeza ao meu próximo. Temos que nos questionar, porque seremos julgados sobre este mandamento. Tudo o que fizermos ao próximo é para Jesus que estamos fazendo. O Evangelho de hoje é a base da nossa vida e esse grande Papa e Santo, Pio X nos ensina a sermos melhores. Amém.

Acompanhe na íntegra a reflexão da Santa Missa de hoje:

Milícia da Imaculada · Evangelho e Homilia 21 08 2020
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.