Por Túlia Savela Em A Santa Missa Atualizada em 17 JUN 2020 - 15H02

Constrói o teu Tameion

Frei Sebastião nos ensina como cultivar as energias necessárias para realizar o bem. Ele explica o que significa tameion e nos convida a realizar diariamente o planejamento das nossas atividades e orações para levar alegria aos corações

Frei Sebastião Benito Quaglio nos ensina como cultivar e aprimorar as energias necessárias para realizar o bem. Ele explica o que significa realmente se preparar para evangelizar, para ser sal e luz no mundo e indica que tenhamos um tameion, um aposento onde armazenamos tudo de bom que aprendemos, que alimentemos ali, na presença de Deus, o amor; que deixemos que o Amor nos fortalece e energize para os combates da vida, para que possamos dar frutos para a construção do Reino.

Ao final da celebração, ele convidou os fiéis a realizar, diariamente, o planejamento das nossas atividades e orações, para que tenhamos sempre algo a oferecer ao irmão que necessita de uma palavra ou de algo concreto.

Confira a homilia e as orações finais na íntegra, em áudio e texto, e compartilhe sabedoria nas suas redes sociais:

Homilia

Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 17 06 2020

E agora, perante este Evangelho, qual é a nossa resposta? As palavras são claras aí. E tem o convite, em outras passagens, do testemunho. O próprio Jesus disse: “Quando dois ou mais estão reunidos em meu nome, eu estarei presente” e aqui manda se fechar no quarto. E também lemos: “a lâmpada não é feita para ser escondida, mas para que os homens vejam as boas obras e glorifiquem a Deus”. Qual é o sentido disso tudo, portanto? É sempre o mesmo. Nós temos que fazer o bem não para ter uma recompensa nossa, mas para a glória de Deus e o bem das pessoas. A caridade é feita para o bem. E queria chamar à atenção sobre uma palavra grega que é traduzida para nós como “se fecha no teu quarto” ou despensa. Usa-se uma palavra chamada tameion. Desculpa se falo isso, mas achei muito importante.

O que é o tameion? Não é o quarto para dormir, nem o escritório. É o quarto onde a pessoa prepara todas as suas coisas para doar para os pobres, para fazer o bem, enfim, é uma espécie de quarto onde se guardam as coisas que você precisa usar para agir, para trabalhar. Portanto, o rezar nesse quarto significa “reza para que todas as tuas forças, todas as tuas energias, tenham depois uma saída boa”, para que a tua oração seja feita, não para ser sufocada dentro de você, mas para que crie dentro de você uma energia tão grande para que, depois, você seja aquela pessoa que irradia amor, irradia alegria, irradia positivismo, e também ser aquele que consegue chegar perto de alguém que precisa e possa dizer: “Toma aqui. Eu tenho. Vai. Levanta. Vai!”. Quer dizer: é aquela caridade dinâmica que você acumulou no teu quarto. É isso que significa. Portanto, que ninguém sai do quarto sem nada nas mãos. Por isso é que a oração é aquela que acumula as forças, os sonhos e tudo. Como Francisco de Assis, qual é o quarto dele? Aqueles sonhos que ele tinha... Santo Antônio… Maximiliano Kolbe… O quarto deles era esse mundo que eles preparavam com a oração, com o estudo, com essa vontade de sair. E nós temos que ser assim. Não temos que ser aqueles que fogem, para se fechar e isolar, mas aqueles que se preparam. Você pode ver os grandes santos, eram pessoas assim. Eles se escondem, mas em que sentido? Por que você vai à missa? Por que você vai à igreja, quando pode? Fica em silêncio... Esse é teu quarto, você está alimentando em você aquelas energias e, quando você sai, você é outro homem, você é outra mulher, porque você acumulou tudo isso, se encontrou sozinho com Deus, mas não para ficar isolado, para se preparar com todas as energias que Deus te dá. É sim.

Maximiliano Kolbe deu tudo, tudo, tudo, mas ele se preparou. Ele armazenou todas as suas energias, todos os seus sonhos e, sem nada nas mãos, criou a Milícia da Imaculada. Olha lá: ele, quando voltou para a Polônia, em pouco tempo, fez a Cidade de Imaculada em Niepokalanów, e depois lá no Japão. O que é isso, meus irmãos? Esse é o tameion. Será que você vai lembrar dessa palavra? Não precisa não, mas significa esse teu quarto de planejamento para sair dele carregado do amor de Deus e entusiasmo para semear alegria em todos os corações. Amém!

Orações após a comunhão


Terminando esta celebração, eu queria muito deixar, para você, para refletir sobre o Evangelho de hoje, sobretudo, nesse sentido: esta oração no teu quarto, que significa o lugar onde você se prepara para estar com Jesus, planeja o teu dia e como fazer. Vou dar um exemplo na minha vida. Se eu chegasse aqui correndo, celebrando a Missa, me sentiria mal. O que eu faço antes? Lá no convento, na capela, rezo o Ofício Divino, planejo com Jesus o que devo fazer, com Ele, com Nossa Senhora, e eu saio de lá para vir aqui. Então, aqui, eu me sinto preparado para dizer alguma coisa, mas se faltasse o que faço lá, eu me sentiria angustiado. Você também. Quando enfrenta uma oração comunitária, junto com os outros etc, prepara tudo isso, antes, com a tua oração pessoal com Deus, dialoga com Deus, planeja tudo. Desculpe a palavra, mas tameion significa isso, não é o quarto de dormir nem o escritório, é o teu quarto de planejamento com Deus da tua vida, onde o amor te prepara, o amor verdadeiro, não para aparecer, mas para mostrar a todos a imagem de Deus presente em você, que socorre a todos, com amor, como Jesus fez e como Jesus nos ensina sempre.

Agora, vamos pedir a Nossa Senhora que nos dê força e coragem para viver esse dia. Aquelas duas rosas, lembre-se, são você e a tua família, no coração dela, que te apresenta a Jesus.

(Consagração a Nossa Senhora, Ave-Maria e bênção final)

Leia MaisO quarto de oraçãoSermão da MontanhaSeja amigo de DeusPai-Nosso diferenteA prática das boas obrasVenha ser parte da nossa obra evangelizadora e impulsione o amor pelos ares e pela internet: Seja mílite!

Acompanhe a Santa Missa pelas redes sociais da MI ou pelo aplicativo Milícia da Imaculada! Curta, comente e compartilhe!

Saiba que você pode também fazer sua doação on-line aqui em nosso portal e realizar a sua oferta da Santa Missa.

Baixe também as nossas revistas O Mílite, Jovem Mílite e O Pequeno Mílite e garanta material de evangelização para a família toda!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.