A Santa Missa

A cruz leva a ressurreição

Na Santa Missa desta quinta-feira (17), Frei Sebastião medita sobre os sofrimentos que encontramos em nossa caminhada de fé

Escrito por Vladimir Ribeiro

17 FEV 2022 - 11H48

Divulgação
Divulgação
Divulgação


O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu hoje a Santa Missa, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Tg 2,1-9) e o Evangelho de hoje (Mc 8,27-33).

Em sua homília, Frei Sebastião destaca que Jesus repreendeu a Pedro, usando a palavra Satanás. Vamos lembrar que a palavra diabo significa mentiroso e satanás quer dizer inimigo.

Então, Jesus chamou Pedro de inimigo. Claro que Pedro queria evitar o pior, nós também, se pudéssemos faríamos o mesmo. Pedro não sabia o projeto de Jesus, logo depois, sabemos que Ele iria se manifestar no Monte Tabor e então, Pedro entendeu.

Para ler o Evangelho temos que focalizar em Jesus e no Seu projeto. Pedro aprendeu sofrendo. O caminho de Deus com Seu filho é semelhante na nossa vida.

Fazendo uma leitura a luz da fé, vemos que o caminho de Deus é realmente iluminado. Atrás de tantas coisas que nos machucam, podemos enxergar que a Cruz é o caminho que leva a ressurreição.

Às vezes o raciocínio humano nos confunde. Tenho certeza que se estivéssemos ao lado de Judas, teríamos falado para ele não trair Jesus. Se estivéssemos no lugar de Pilatos não teríamos condenado Jesus. Mas não foi isso que aconteceu e se Ele não fosse traído e condenado, nós não estaríamos aqui.

A vitória da ressurreição se deu porque aconteceu a morte na cruz. Tudo isso foge da lógica humana, mas tem uma conclusão de fé, que é um caminho iluminado pelo Espírito Santo, é a lógica de Deus.

Muitas vezes nós rejeitamos o sofrimento porque não nos agrada. Temos que parar e ler um pouco melhor a história do nosso caminho e dos acontecimentos.

Se a história da humanidade fosse lida do ponto de vista jornalístico é para desanimar, mas se lemos à luz do Evangelho, acreditamos que Deus seria o grande vencedor.

Em uma humanidade sofrida, Deus estenderá a ressurreição do seu Filho a toda a humanidade. Cristo veio para salvar a humanidade inteira. Temos que saber ler a nossa história à luz da fé e se quiserem uma boa professora façam essa leitura com Nossa Senhora, porque com ela tem uma lógica que dá força à nossa vida, aos nossos propósitos e aos nossos projetos.

Transcrição Marta Romero

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.