Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 29 SET 2020 - 17H39

Mensageiros de Deus


Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Dn 7,9-10.13-14) e o Evangelho de hoje (Jo 1,47-51).

Hoje a Igreja celebra os arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel e em sua homília, Frei Sebastião faz uma provocação nos questionando o que significa ver. O Evangelho nos diz: “Eu te vi” Os olhos de Deus não são como os nossos. O alcance da nossa visão é muito limitado. Não podemos enxergar tudo. A Amazônia, o deserto de Saara, as estrelas, as galáxias, mas Deus sim!

O que significa enxergar? Significa que Ele nos vê, porque nunca se afasta de nós. O olho de Deus não nos fiscaliza. Um olho de um pai ou uma mãe para uma criancinha de poucos meses não é propriamente uma fiscalização, mas um cuidado. Um olhar de amor, de preocupação, de segurança. Portanto não vamos pensar em Deus, como Aquele que anota só o que estamos fazendo de errado, o olhar Dele é de ternura, é de amor.

Os anjos são criaturas de Deus. A palavra anjo define a sua missão, que quer dizer mensageiro de Deus. Hoje celebramos três deles, que pela grandeza da sua missão, são chamados de “super-anjos, ou arcanjos”. São Miguel é representado como vencedor perante os inimigos de Deus. Ele defende e afasta o que não é de Deus. A devoção de São Miguel é uma proteção muito grande, ele é um intercessor permanente para nós e para Igreja. Ele tem poder e é representado com uma espada lutando contra o demônio. O mal se apresenta de muitas maneiras, o mais perigoso é quando se apresenta com rosto sorrindo, alisando e agradando as pessoas, prometendo coisas lindas e maravilhosas só para enganar. Se o demônio se apresentasse para nós como uma coisa feia, seríamos os primeiros a rejeitá-lo. São Miguel Arcanjo nos ajuda, protege e defende.

São Gabriel, sabemos que foi o Anjo que nos trouxe a notícia maravilhosa de Deus, a que mais nos beneficiou. Ele anunciou a Encarnação. Deus que se tornou um de nós. Este Arcanjo, Gabriel levou essa Boa Nova a Nossa Senhora, que acreditou nele. Não estamos sós. Na Encarnação, Deus desceu até nós e nos levou de volta até Ele. Esse Arcanjo sempre nos orienta a olhar para Nossa Senhora. Ele é um anjo que reconhece em Maria a sua grandeza a serviço de Deus.

Conhecemos a história São Rafael. Ele acompanhou Tobias em sua viagem inteira e depois, no retorno, curou o pai dele da cegueira.

Os nomes dos três Arcanjos referem-se a função de cada um: Miguel, poder de Deus; Gabriel, a força de Deus; Rafael, a saúde de Deus. Vamos hoje pedir a esses três Arcanjos que nos protejam sempre.

Milícia da Imaculada · Evangelho e Homilia 29 09 2020

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.