Por Túlia Savela Em A Santa Missa

Mergulhar em Deus

Frei Sebastião convida fiéis a colocar Deus no centro de suas vidas por meio de uma identificação e adesão total a Jesus Cristo, Filho Encarnado do Pai, pela ação do Espírito Santo. Chama-os a mergulhar em Deus para obedecê-Lo




Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., reitor do Santuário da MI, convida fiéis a mergulhar em Deus. Mas como isso é possível? O frade ensinou, ao celebrar a Santa Missa no local, em São Bernardo do Campo - SP, que só é possível viver o primeiro mandamento da Lei de Deus - Amar a Deus sobre todas as coisas - quando nos identificamos totalmente com Jesus Cristo, trazendo para a própria vida a maneira com a qual Jesus viveu, pensou e agiu. Só assim será possível agradar perfeitamente a Deus, somente sendo como Cristo, cristãos. E reforça que se isso foi possível para Saulo (São Paulo), que era um assassino, é possível a todos que desejam mergulhar em Deus.

O frade iniciou a homilia comentando os textos da Liturgia de hoje, explicando que o Evangelho de São João carrega o objetivo de confirmar a divindade de Jesus. "Assim aquele que está em sintonia com Jesus, está em sintonia com Deus Pai", afirmou. 

"Temos que buscar nos identificar com Cristo, com Seus sentimentos e ações a ponto de dizer como São Paulo", incentivou o sacerdote: "Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim" (Gl 2,20).

Ele chamou à atenção sobre a maneira com a qual o mundo pensa e age, e disse que devemos rejeitar essa maneira que é oposta, diferente da de Jesus: "Se você se deixa guiar pelo mundo, você verá que vai pensar diferente de Jesus Cristo".

Para conseguir alcançar essa identificação, adesão total, com Jesus, é necessário fazer uma catequese contínua. Daí a necessidade de encontrar-se com Jesus continuamente por meio do Evangelho, da Santa Missa, das orações etc.

"Quem nos ensina a obedecer a Deus é Jesus. Ele se encarnou e viveu, sofreu, e, em tudo, obedeceu a Deus", explicou. A vida cristã é uma aprendizagem que se vive continuamente através da escuta ao Espírito, de uma postura de oração que se abre à Sabedoria, que vem de Deus. Ele faz uma comparação com: "Você aprendeu a amar nos livros? Na escola? Ou aprendeu com a vida, com a experiência, com a necessidade? É Deus que Se nos revela e temos que no abrir a essa revelação".

Nesse ponto, leva a refletir sobre a realidade atual de pandemia: "Pense em tudo o que está acontecendo. Será que a humanidade não pode agora refletir e parar para pensar para onde está indo, o que está fazendo? (...) Deus existe e, a partir daí? Vamos passar por cima disso? Não. Sozinhos não conseguimos, mas, juntos, vamos conseguir. (...) Nunca pensamos tanto na vida quanto agora que podemos ver a fragilidade dela. (...) O perigo nos aproxima mais a encontrar a segurança. E a segurança fundamental é o próprio Deus, a nossa fé nele".

O frade chamou os fiéis a parar e dar atenção à Palavra de Deus. "Estamos num redemoinho de informação e atividades que não nos deixam olhar ao redor, ler as pessoas: quem são os meus filhos, meu marido, minha esposa, meus colegas? Quem são as pessoas que moram comigo?", ensinou.

"Vamos obedecer a Deus, como São Pedro ensina, e Ele quer ser obedecido por meio da identificação com Seu Filho Jesus Cristo. Aí sim vamos entender muitas coisas", finalizou.

O sacerdote rezou por todos que acompanhavam a celebração e, de modo especial, por todos que cuidam dos atingidos pela Covid-19, os agonizantes e pelas famílias.

Ouça na íntegra a proclamação do Santo Evangelho de hoje e a homilia. A edição é de Paulo Cardoso; no estúdio do ar, Carlos Henrique, da Rádio Imaculada: 

Durante a oração da paz, Frei Sebastião recordou que Jesus é a paz: "Fica com Ele e você vai sentir a paz e a segurança de que precisa".

Convidou os fiéis a respirar e a valorizar o ar: "O sol e o ar são para todos, mas cada um toca essa realidade sozinho. Você tem que mergulhar em Deus, aceitar Ele. Ele é tudo para nós. Nele está o porquê de tudo. Você não entende tudo. Por isso, rezamos: 'Seja feita a Vossa Vontade'. Deus está acima de tudo e dentro de nós. E temos esse acesso graças a Jesus, que não é uma ideologia, mas uma pessoa que deu tudo de Si, não para julgar o mundo, mas para que ele seja salvo. Sinta-se o destinatário desse amor para sentir a força nesse momento difícil. Nos momentos de medo, seja como uma criança que se agarra ao pai, à mãe".

E orou assim: "Jesus, dá-nos sentir teu poder que é mais forte do que a morte, para que nada nos abale e para ver sempre o caminho que devemos seguir que és Tu, Jesus".

Pediu força e proteção aos que sofrem em agonia, os familiares e para médicos e enfermeiros e os que trabalham em hospitais. E pediu que o Senhor ajude os cientistas a encontrar a vacina certa para conter o mal do novo coronavírus.

Acompanhe as orações após a comunhão, renove sua consagração a Nossa Senhora e acolha a bênção sacerdotal:

Ao final, ele renovou o convite de que possamos acessar o Youtube para adorar Jesus no Santíssimo Sacramento, ao longo do dia, nos momentos possíveis, para rezar ao lado de Nossa Senhora, "a Mãe da Vida", por nós e pela humanidade. "Eles cuidarão da gente", finalizou.

Para assistir à Missa de hoje, clique aqui e leve o player do vídeo até os 46 minutos, quando a celebração começa.

Venha colaborar com a evangelização promovida pela Milícia da Imaculada: torne-se mílite e seja um colaborador ativo do anúncio do Evangelho!

Para realizar uma doação online, clique abaixo:

Doe agora

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.