Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 13 OUT 2020 - 12H18

O essencial é o amor!

Pixabay
Pixabay


O Frei Sebastião Benito Quaglio (OFMConv.) presidiu a Santa Missa, no Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Gl 5,1-6) e o Evangelho de hoje (Lc 11,37-41).

Frei Sebastião destaca que a lição que Jesus nos dá agora é para percebermos quanta rigidez e exigências temos em nossos comportamentos e, talvez nem sirvam para nada. Temos que procurar o que é essencial, que é amor, a solidariedade, a justiça e a paz. Esquecer um pouco o que é exterior. Jesus quer nos mostrar isso.

São Paulo na primeira leitura fala sobre a circuncisão, uma intervenção cirúrgica mínima, um gesto externo, que não adianta se por dentro da pessoa não tiver o amor. Cristo Jesus quer dizer isso, a verdadeira transformação é interna.

Lembrei que um dia entrei no carro de um amigo. Ele tinha um terço pendurado no retrovisor. Isso é muito comum. Perguntei quantas vezes ele rezava o terço. Ele respondeu que nem sabia rezar e que fora a mãe que havia pedido para pendurar o terço para a sua proteção.

São essas pequenas coisas que nos levam a esquecer o essencial. Neste caso o essencial será rezar o terço, mas para ele importava deixá-lo ali e se sentir protegido. Os gestos externos não são tão importantes quanto ao seu conteúdo que, no caso, seria rezar.

Temos tantos afazeres e parece que procuramos nos esconder para não dar atenção aos outros. Não adianta se esconder porque Deus vê tudo.

Jesus hoje quer nos mostrar os verdadeiros valores da vida. A doação, a dedicação, a solidariedade e o amor são o conteúdo de uma religião. Senão ficamos presos a coisas exteriores e insignificantes, esquecendo a mensagem principal que é o amor.

Cada um medite muito sobre isso e procure amar a todos. Sobretudo ame aqueles que estão próximos. Vamos lutar pela solidariedade e não esqueçamos que essa palavra tem um princípio, um valor íntimo de Deus. Ele é a própria solidariedade: Pai, Filho e Espírito Santo. Vamos viver nós também em solidariedade com os irmãos e a Trindade Santa. Amém.

Milícia da Imaculada · O essencial é o amor!
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.