Por Frei Sebastião Benito Quaglio Em A Santa Missa Atualizada em 04 SET 2020 - 14H26

Presença que cura

Pixabay
Pixabay


O Frei Sebastião Benito Qualio (OFM Conv.) presidiu a Santa Missa, no Santuário da Milícia da Imaculada, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (Cor 1Cor 4,1-5) e o Evangelho de hoje (Lc 5,33-39).

Os fariseus queriam que se cumprisse a observância externa de tudo. O jejum, as orações, os costumes e davam muita importância aos preceitos, as leis valorizando os gestos, as vestes, ou seja as aparências.

A pessoa cumpria todas essas exigências. Quando se age desse modo, geralmente, falta olhar o coração. O Evangelho de hoje quer nos chamar a atenção de Jesus. Sentir que Ele existe; saber quem Ele é; o que representa a presença Dele na nossa vida.

Então podemos perceber a presença de uma pessoa e essa pessoa se chama Jesus, que é Deus. Temos que deixar nos apaixonar por Jesus, no sentido de um amor perfeito. Podemos dizer aquelas palavras de São Paulo: “Não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim!”. Isso é bonito!

Sentir a presença de Jesus, isso é o que vale. Jejuar ou não, fazer orações longas, mas sem sentir, não tem tanto valor. O que vale é entrar em sintonia com Ele. O seu ideal não é tanto jejuar, mas agir de uma forma diferente, às vezes engolir uma palavra vale mais que um jejum. Uma oração feita com fé vale mais do que aquelas orações longas. Experimentem parar e rezar o Pai Nosso bem devagar, sentindo cada palavra. Parece que tudo tem sentido. Reze uma Ave-Maria devagarzinho, sentindo o significado de cada palavra, às vezes ela vale mais do que cem Ave-Marias, rezadas sem pensar, automaticamente. O amor e o jeito de sentir muda tudo.

Acredito que neste Evangelho o importante é ter a experiência com Jesus. Sentir quem Ele é. Depois, ficamos loucos por Ele! Não tem obstáculo que nos impeça de estar com Ele. Fazemos loucura para Jesus! Nada poderá nos deter. Até os apóstolos, não foi fácil para eles descobrir a identidade de Jesus. Depois, que descobriram nada mais tinha sentido a não ser Jesus. Depois que entenderam, viram a luz, basta! João deu a vida.

Pedro deu a vida. Também nós temos que pedir muita luz ao Espírito Santo e ter uma compreensão bonita de Jesus. O restante vem naturalmente a partir do momento que estamos com Ele, sentimos a Sua presença com Nossa Senhora sempre nos guiando. Em resumo o Evangelho de hoje só quer que a nossa opção seja radical para Jesus. A partir daí a nossa vida muda todo o sentido. A nossa existência passa a ter uma dimensão divina. Amém.

Oração após a comunhão:

Que Deus abençoe a nossa vida de amor, de comunhão e de solidariedade. Em particular, hoje atendendo ao pedido do Papa Francisco, rezemos sobre o Líbano que está vivendo seus dias difíceis há muito tempo. Pedimos paz para aquele povo, harmonia, solidariedade e caridade e também para todos os povos. Vamos juntos com o Papa, rezar, jejuar para que esta nação conheça a paz. Vamos pedir a Nossa Senhora

Que leve toda a humanidade a paz o amor e a compreensão entre os povos.


Milícia da Imaculada · Evangelho e homilia 04 09 2020
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Frei Sebastião Benito Quaglio , em A Santa Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.