O Frei Diogo Luís Fuitem (OFMConv.) presidiu hoje a Celebração da Palavra no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, em São Bernardo do Campo, São Paulo, e comentou a Primeira Leitura (1 Pd 5, 5-14) e o Evangelho de hoje (Mr 16, 15-20).
Frei Diogo destaca que São Marcos pôs a sua casa a disposição dos primeiros cristãos, acompanhou Paulo em sua primeira viagem apostólica e foi discípulo de Pedro em Roma. A ele é atribuída a redação do Evangelho, no qual é apresentado um Messias humilhado, sofredor e crucificado. Celebremos o dia de São Marcos!
Estamos vivendo um forte tempo litúrgico, o tempo Pascal. O Círio aceso no altar nos lembra sempre que Cristo é a luz das nossas vidas, e hoje nos lembramos dessa figura importante, São Marcos.
Não era propriamente um dos 12 discípulos, mas foi se entrosando nesse grupo posteriormente. Parente de Barnabé, sua mãe oferecia a casa para as reuniões dos primeiros cristãos e depois seguiu a Pedro em Roma, que em sua primeira carta fala sobre a presença de seu filho Marcos, como o chamava.
Marcos anuncia a boa nova para o mundo e em seu Evangelho, Jesus, o Messias, o Filho de Deus. Segundo alguns historiadores, Pedro auxiliou Marcos nesta escrita, ditando e sugerindo alguns acontecimentos.
Encontramos ensinamentos para sermos humildes, recomendações do próprio Jesus de que nós nos coloquemos nas mãos de Deus, que tenhamos coragem diante das dificuldades que sempre surgem na vida de todos. Nós temos que cuidar daquele que é adversário de Deus. Nós precisamos estar sempre vigilantes e confiantes na graça de Deus.
Nós somos devedores aos discípulos do Senhor, pois eles escreveram sobre Ele para que a fé cristã tenha chegado até nós. Cabe a nós, nos tempos atuais, sermos evangelizadores dentro de uma nova cultura, da nova realidade, da nova conjuntura, não podemos deixar de transmitir a mensagem de Jesus, inclusive pelos meios de comunicação que estamos utilizando agora.
Nós somos os evangelizadores do nosso tempo! Que Deus nos favoreça com Sua graça e conceda-nos cumprir a nossa missão: vivermos em primeiro lugar a boa nova do Evangelho e transmiti-la a todos com as nossas palavras, exemplos e atitudes. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Transcrição Mariana Costa
O testemunho da fé de São Maximiliano Maria Kolbe
A Igreja celebra neste dia 14 a memória do santo fundador da Mi, São Maximiliano Maria Kolbe. Ele deu a própria vida para salvar a de um pai de família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, a atitude de padroeiro dos nossos difíceis tempos está além de seu amor pelo próximo. Acesse e venha meditar com a gente!
Apaixonante vida e espiritualidade de São Maximiliano
Pela primeira vez todos os escritos de São Maximiliano Kolbe estão sendo publicados no Brasil. No livro é possível entender a relação do frade com a Imaculada e toda a espiritualidade mariana que ele usou para fundar a Milícia da Imaculada, além de manter vivo o sonho de conquistar o mundo inteiro a Cristo, por meio de Nossa Senhora. Acesse!
São Maximiliano: um grande sinal no céu
Nossa vida é uma caminhada cheia de sinais de Deus. São Maximiliano, que a Igreja celebra no dia 14 de agosto, compreendeu esses sinais e deu significado divino a cada um dos seus gestos, mesmo em seu martírio. Acesse e venha meditar com a gente a caminhada de fé do padroeiro da MI!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.