Não devemos rezar de qualquer maneira, a oração deve refletir aquilo que está em nosso coração.
Por Espiritualidade Em Formação Atualizada em 21 OUT 2020 - 16H28

Deus nos conhece

Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos (Mt 6,7)




Por Carlos Wilker, Jovem da MI

Terça-feira da Primeira Semana da Quaresma | Evangelho segundo Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.

8 Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9 Vós deveis rezar assim:

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12 Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13 e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

14 De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15 Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

— Palavra da Salvação.

Glória a Vós, Senhor.

Reflexão

No Evangelho de hoje, Jesus reforça um dos pilares deste tempo quaresmal: a oração!

O primeiro alerta de Jesus é com a nossa postura durante a oração. Como estamos rezando? Preocupo-me com as palavras que tenho que dizer ou até mesmo que os demais estão escutando?

Jesus não quer dizer com isso que devemos rezar de qualquer maneira, mas sim que a nossa preocupação não deve estar apenas no que estou dizendo... A oração deve refletir aquilo que está em nosso coração.

A oração não é composta de palavras e frases, tal qual uma redação. Ela deve ser um diálogo de confiança, onde eu posso dizer aquilo que está me incomodando, dores, alegrias, coisas simples do dia a dia. A oração é um bate papo entre você e Deus.

O segundo é uma segurança de que Deus nos conhece. Antes mesmo que peçamos, Ele já sabe. E por que então pedimos se Deus é onisciente, onipresente e onipotente? Porque Deus respeita nossa condição humana e quer nos escutar. Também não agem assim os pais perante as descobertas de seus filhos?

E, por fim, nos ensina a oração da comunidade: o Pai-nosso. A oração trata do nós e não do eu. Chamamos Deus de Pai, porque o próximo é nosso irmão, nossa irmã. Pedimos o pão para nós, pedimos perdão pelos nossos pecados, pedimos que sejamos afastados das tentações e livres do mal... Tudo é para o coletivo e nada é para o eu.

A oração comunitária tem poder quando nos unimos na mesma intenção. Deste modo, a oração do Pai-Nosso sempre que é rezada contempla cada cristão ou não cristão, pois rezamos por nós.

Oração

Senhor, que a Quaresma seja este tempo próprio de oração para mim e todos os jovens.

Propósito

Rezar ao menos por cinco minutos, entregando a Deus a minha vida e as atividades deste dia.


Clique no botão abaixo, preencha o formulário para tornar-se um colaborador da MI, e receba a revista Jovem Mílite em sua casa!

Seja um jovem mílite!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.