Por Espiritualidade Em Formação

Esquemas originais da ceia eucarística




Padres Antônio S. Bogaz, Rodinei C. Thomazella e Professor João H. Hansen – Orionitas

Conhecemos vários esquemas rituais da ceia eucarística. Entre eles, destacamos o testemunho de Justino de Roma (ano 150), Irineu de Lião (por volta do ano 200), Tertuliano e Hipólito de Roma (na passagem do segundo para o terceiro século).

Nestes casos, encontramos sempre os ritos de acolhida, um ato de penitência, o abraço da paz e a liturgia da palavra. Estes momentos aparecem em movimentos e ordem bem variados. Com estes ritos, a comunidade está preparada para celebrar a ceia, iniciando-se assim os rituais de apresentação dos dons, a memória da narrativa da última ceia e a partilha do pão e do vinho. Importante ressaltar, sobretudo, que havia muitos cantos, louvações, orações espontâneas e salmodias.

Pequenos folhetos

Com a multiplicação das comunidades e o desconhecimento da tradição por parte das comunidades que proliferavam muito em toda Ásia Menor e Europa, os grandes bispos e patriarcas, que eram grandes teólogos, iniciaram a escrever pequenos formulários, denominados libelli.

Estes eram pequenos livretinhos, manuscritos em papiros ou pergaminhos, que serviam para unificar a tradição da eucaristia. Estes livretinhos poderiam corresponder aos nossos modernos folhetos que trazem o ritual específico para as celebrações. Estes livretos eram distribuídos para os presbíteros, os quais seguiam o roteiro e o conteúdo das celebrações em suas comunidades. São os precursores dos nossos rituais contemporâneos.




Os sacramentários

Com o passar dos séculos, sobretudo depois da liberdade religiosa dos cristãos (Edito de Milão, decretado por Constantino em 313), os grandes patriarcados e escolas de teologia desenvolvem os antigos sacramentários. Os sacramentários são grandes volumes de pergaminho ou papiro, que unificavam as orações, rubricas e textos sagrados para a celebração dos sacramentos. Unificavam os vários sacramentos em grandes volumes. Muitos destes sacramentários são conservados ainda hoje nas grandes bibliotecas da cristandade, sediadas nos patriarcados mais tradicionais.

Os sacramentários continham as partes mais importantes dos rituais, especialmente as orações de todos os dias do ano litúrgico, as anáforas, as orações eucarísticas e as rubricas. Além disso, havia os rituais para as antífonas, leituras e preces. Os mais conhecidos são o Sacramentário Leonino, do Papa Leão Magno, Gelasiano, do Papa Gelásio (um dos mais famosos), Gregoriano (várias edições) e Veronense, encontrado na biblioteca de Verona.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.