Formação

Mistérios Luminosos - O batismo de Jesus no Rio Jordão

Reze e contemple com a devoção mariana

Escrito por Espiritualidade

04 JUL 2018 - 14H54 (Atualizada em 27 AGO 2021 - 10H36)

Leitor 1. Irmãos e Irmãs, ao redor da Palavra de Deus e dos símbolos que hoje nos acompanham, queremos pedir a luz do Senhor para iluminar nossa vida de fé; cantemos juntos o refrão: “Ó luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós”.

Todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

L2. Abrindo nossos corações, ouçamos a Palavra que é viva e eficaz, luz para nossos pés e lâmpada para nossos corações.

L3. Proclamação do Evangelho segundo Mateus 3,13-17.

L4. Jesus é a luz e a água que doa a vida nova; quem sacia sua sede com Ele, jamais terá necessidade de outra satisfação. Contemplar este mistério nos deve encher da luz que necessitamos para superar os momentos difíceis que se apresentam no caminhar cotidiano e encher nosso coração de uma esperança certa. Viver segundo os ensinamentos de Jesus não garante que não teremos pesares e dores. Sempre estarão presentes os contratempos, as enfermidades e as crises; porém, nos garante que, em meio a essas vicissitudes, contamos com a luz de Jesus que jamais nos abandona e nos presenteia com sua graça para superar a obscuridade.

L1. É pelo nosso Batismo que fomos consagrados a Deus. Ainda que passem os anos, esta marca do amor de Deus em nós permanece intacta. Com o Batismo, Jesus inicia sua vida pública, e revela aos homens sua identidade e missão. Para nós cristãos, identidade e missão são dois aspectos chaves da espiritualidade batismal: despojamento do “homem velho”, revestimento do “homem novo”, vida totalmente configurada com Jesus Cristo. Por isso, devemos levar a luz de Cristo pelos caminhos do mundo em meio a tantas realidades obscuras que clamam por esta luz radiante. Na luz de Cristo, da qual somos portadores, os homens verão a luz divina.

L2. Rezemos esta dezena do Rosário pedindo a Nossa Senhora que a luz de Deus que brilha por meio do nosso Batismo jamais se apague e possamos viver esta vocação comum a todos, independentemente do serviço que realizemos na Igreja: pois o Batismo é a fonte de todas as vocações. Pedimos que nunca faltem operários na Vinha do Senhor, e que possamos irradiar a luz de Cristo com nossa vida.

T. 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias.

L3. Dentre os símbolos que nos acompanham hoje temos uma bacia com água, para lembrar o nosso Batismo. Queremos no final deste momento de oração realizar o gesto de sentir a pureza desta água e traçar em nós o sinal da Trindade como compromisso e renovação do Batismo que um dia recebemos.

L4. Maria, Mãe dos batizados!

T. Intercedei por nós

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.