Por Túlia Savela Em Formação Atualizada em 19 AGO 2021 - 16H47

Sem confissão na Semana Santa! E agora?

Observando as disposições necessárias, todos os fiéis vivos e aqueles que vierem a óbito podem considerar-se perdoados sacramentalmente. Entenda por que.





De amanhã a domingo, 9 a 12 de abril, acompanharemos de perto, por meio da Sagrada Liturgia nas celebrações exibidas ao vivo pelos meios de comunicação de inspiração católica, os últimos passos da vida terrena de Cristo antes de Sua gloriosa Ressurreição. 

Muitos estavam angustiados pelo fato de imaginar-se vivendo a Páscoa, que não pode ser adiada, sem poder receber os Sacramentos da Penitência ou Confissão, e da Eucaristia, que é um dos cinco mandamentos da Igreja (1- Participar da Missa inteira aos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho; 2 - Confessar-se ao menos uma vez por ano; 3 - Receber o Sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição; 4 - Jejuar e abster-se de carne, conforme ensina a Santa Mãe Igreja; e 5 - Ajudar a Igreja em suas necessidades).

Mas, no dia 20 de março, a Santa Sé divulgou a publicação de um decreto da Penitenciária Apostólica por meio do qual ela concede indulgências plenárias aos doentes que contraíram o coronavírus e aos demais fiéis, ao observarem-se as condições habituais assim que for possível: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Papa.

Por isso, acompanhe o resumo preparado pelas Carmelitas Mensageiras:

A Indulgência Plenária livra-nos do purgatório

A indulgência plenária redime totalmente a pena que a pessoa teria que cumprir no purgatório. A Absolvição Sacramental livra a pessoa do inferno e a Indulgência Plenária livra a pessoa do purgatório.

E se não encontrar um padre?

Nestes tempos de emergência à pandemia, o Papa Francisco menciona o Catecismo e a "contrição" que perdoa os pecados na expectativa da confissão:

"Fale com Deus, Ele é seu Pai e diga a verdade: 'Senhor, eu fiz isso e aquilo. Perdoa-me'. Peça-lhe perdão de todo o coração, com o Ato de Contrição e prometa-lhe: "Depois, eu vou me confessar, mas perdoa-me agora'. E logo você retornará à graça de Deus." Assim se expressou o Papa Francisco.

Confira também os números 1451 e 1452 do Catecismo da Igreja Católica.

Quem pode receber?

Todos os fiéis!

O que é necessário?

1 - Para os doentes de corona vírus, os que estão em quarentena, e os profissionais de saúde e familiares que se expõem ao risco de contágio para ajudar os doentes, basta recitar o Credo, o Pai-Nosso e uma oração a Maria

2 - Para os demais fiéis, basta escolher entre várias opções: rezar diante do Santíssimo Sacramento pelos meios de comunicação por hora, ler as Sagradas Escrituras (por pelo menos meia hora), rezar o Terço, a Via-Sacra ou Terço da Misericórdia, pedindo a Deus o fim da epidemia, o alívio para os dentes e a salvação eterna daqueles a quem o Senhor chamou a si.

Confira ainda o vídeo da jovem da MI Leidiane Camposcatequista do Santuário Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, de São Bernardo do Campo - SP, em que ela explica sobre o decreto. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Túlia Savela, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.