Por Marta Romero Em Leituras complementares

Feliz Natal

Jesus é o sol da humanidade, por isso a festa do sol passou a ser a festa do nascimento de Jesus, o Natal.


Feliz Natal

Jesus é o sol da humanidade, Por isso a festa do sol passou a ser a festa do nascimento de Jesus, o Natal. Então não é que acreditamos que Jesus nasceu neste dia, mas foi um jeito de marcar essa importante data para a humanidade. Durante o primeiro milênio não se questionava isso, mas depois com as divisões da reforma protestante, começaram a questionar tudo isso e as dúvidas surgiram.

A árvore de Natal era uma luta contra o paganismo europeu. O carvalho era uma árvore muito forte e firme, dura séculos era também considerada uma divindade. O culto ao carvalho, era encontrado tanto no sul da Europa quanto na área central do continente, nos bosques povoados. Em comunhão com a natureza, os druidas realizavam seus rituais, em templos construídos ao ar livre. No começo havia muita confusão, mas chegaram uns missionários que conseguiram fazer uma capela com a madeira de um carvalho. Plantaram um pinheiro do lado e fora, mostrando que a verdadeira árvore a vida é Jesus. Tanto o pinheiro como o carvalho simbolizam o nascimento de Jesus.

O Papai Noel tem sua origem em São Nicolau que era o padroeiro dos navegantes, comerciantes, que chegavam com as novidades, os produtos da pescaria, das viagens, etc. Era uma grande festa e uma grande devoção a São Nicolau. Quem representava o santo era o bispo, as crianças eram as mais beneficiadas por esta festa, ganhavam seus presentes, das mãos do bispo. Depois toda essa lenda do Papai Noel caiu na simpatia de muitos e foi absorvida por muitos países e regiões do mundo inteiro.

O costume de montar o presépio para lembrar o nascimento de Jesus começou com São Francisco que era apaixonado pela humanidade de Deus em Jesus Cristo. Ele achava o máximo Deus ter se transformado em uma criança, que é a coisa frágil do mundo, mas ao mesmo tempo com uma forma de atração muito grande. A criança conquista pela sua fragilidade. Deus quis conquistar a humanidade com a própria fragilidade. Isto é muito bonito! Um Deus que se faz pequeno por amor.

Reflexão:

Em Nossa Senhora vemos também a pequenez que se faz grande: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38). Na cruz Jesus entrega sua mãe à humanidade “Eis aqui teu filho, eis aqui a tua mãe”.Isto tudo é maravilhoso, nós temos aqui uma espiritualidade incrível, a qual deveríamos cultivar todos os dias a nossa vida.

Oração:

Senhor, Natal é vida! Vivemos o tempo do Natal e celebramos a vida! Quantas pessoas sabem que é Natal, mas não que Natal é Jesus! Que o nosso caminho seja para o verdadeiro Natal de Cristo e que sejamos a seta indicativa do verdadeiro caminho daqueles que querem encontrar Deus e que o reino dos céus é Cristo. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em Leituras complementares

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.