Por Marta Romero Em Leituras complementares

Vigília de Natal

A fé de um homem chamado Francisco de Assis criou o presépio.



Francisco de Assis pediu ao Papa para viver ao vivo o acontecimento, e pediu para poder celebrar uma missa à meia noite. Francisco era diácono e quis realmente que se colocasse numa gruta que havia nos arredores, um boi, um asno, alguns pastores e um casal com uma criança, e quis experimentar ao vivo este grande acontecimento: Deus que nasce entre nós, o presépio.

No IV século, quando começaram a celebrar o Natal, escolheram o dia 25 de dezembro porque era a festa mais importante na época. Era a festa que se prolongava durante dias, era a festa do Império. Então os cristãos quiseram celebrar neste dia, pois ainda não existia o dia do nascimento de Jesus, o Natal.

O Natal se torna importante quando a gente contempla o mistério dele, senão basta qualquer coisa para ofuscar esta festa, até um presente, uma viagem, um jantar ou até um conjunto de luzinhas.

O Natal aparece assim quase como uma festa folclórica, enquanto o conteúdo do Natal deve encantar a humanidade. Ele começa a ser contemplado pela fé, a partir da anunciação, quando o anjo Gabriel anunciou Nossa Senhora e ela disse: "Eis aqui a serva do Senhor". E como São João no prólogo diria: "O verbo se fez carne e habitou entre nós". O maior acontecimento do Cosmo porque a humanidade se tornou divina e o próprio Deus assumiu a própria humanidade.

Vamos preparar o nosso espírito, a nossa casa, a nossa família para a festa do Menino Jesus. Assim como quando uma criança chega a uma família, revoluciona tudo e querendo ou não é uma festa, uma alegria para todos.

Reflexão:

O Natal seja a nossa verdadeira alegria, porque Jesus se torna presente. Desta forma tão bonita, de uma forma humana, a mais doce, a mais carregada de ternura e esperança e ao mesmo tempo, mais carregada de compromisso, uma criança que é capaz de, com o seu sorriso, derrubar tensões, uma criança que, com seu abraço, faz esquecer tantas coisas, uma criança que, com seu choro chama a atenção de todos.

Oração:

Senhor, que se renove em nós neste Natal a nossa fé. Que a nossa vida seja profundamente invadida por Deus com a esta oração. Que se renove dentro de nós o mistério da encarnação, que acontece também na eucaristia. Que a Virgem Santíssima nos faça saborear o milagre de Belém e São José também esteja ao nosso lado, nos ensinando como estar perto de Jesus e Maria. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em Leituras complementares

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.