São Maximiliano Kolbe encontrou em sua vivência de fé este imenso tesouro de graça, alimento da vida eterna e presença amorosa de Cristo entre nós, nutrindo-se, fortificando-se e identificando-se com a missão do Redentor, acolhendo Maria como dom, como mãe e mestra.
Espiritualidade

MARIA E A EUCARISTIA

São Maximiliano Kolbe encontrou em sua vivência de fé este imenso tesouro de graça, alimento da vida eterna e presença amorosa de Cristo entre nós, nutrindo-se, fortificando-se e identificando-se com a missão do Redentor, acolhendo Maria como dom, co

Escrito por Paulo Teixeira

10 SET 2018 - 11H22 (Atualizada em 18 JAN 2021 - 15H30)

Por Padre Maximiliano Maria Mota, Missionário da Imaculada-Padre Kolbe

São Maximiliano Kolbe encontrou em sua vivência de fé este imenso tesouro de graça, alimento da vida eterna e presença amorosa de Cristo entre nós, nutrindo-se, fortificando-se e identificando-se com a missão do Redentor, acolhendo Maria como dom, como mãe e mestra.


Jesus na Última Ceia nos deixou o grande tesouro da sua presença na Eucaristia, nas espécies do pão e do vinho, alimento salutar para o corpo e para o espírito. A Eucaristia é o Sacramento do amor e nos educa à fraternidade e à prática da justiça. Ensina-nos a dimensão do humildade e do serviço fraterno, identificando-nos como família.

Seguindo seus passos aprendemos que a consagração a Nossa Senhora nos leva à uma vivência mais profunda com a Eucaristia, pois com Maria vivemos cada encontro com Jesus como encontro transformador, renovador, onde o nosso coração se abre à dinâmica da ação do Espírito.

Outra coisa é que aquele que é inteiramente e ilimitadamente consagrado à Imaculada, não obstante saiba que pertence a Ela (mesmo se às vezes não pensa nisso), quando vai fazer uma visita a Jesus no Santíssimo Sacramento, ele oferece especialmente à Imaculada toda a visita, mesmo que somente com a única invocação “Maria”, porque sabe que está proporcionando a Jesus o maior prazer possível e sabe também que nesse caso é Ela que cumpre aquela visita nele e por meio dele, e ele a cumpre nela e por meio dela. Assim, pois, não há melhor preparação à Santa Comunhão do que oferecê-la toda à Imaculada (fazendo obviamente, de nossa parte, tudo o que podemos). Ela preparará o nosso coração da melhor maneira possível e podemos estar certos de estar proporcionando desse modo a Jesus a maior alegria, e manifestando-lhe o maior amor (São Maximiliano Kolbe, escrito 643)

Este encontro com Jesus na Eucaristia nos conduz a experimentarmos as palavras de Cristo: “não vos chamo servos, mas amigos” . Este encontro com o amigo Jesus, conduzidos pela mãe Maria, abre o nosso coração para buscarmos realizar em nossa vida a vontade de Jesus, que é a vivência do amor fraterno.

Ouvindo o convite de São Maximiliano, como mílites consagrados, devemos intensificar a nossa união com a Mãe do Salvador, a Imaculada, preparando o nosso coração e nos colocando em atitude de acolhida da presença e da vontade de Jesus.

Além disso, suplicaremos à Imaculada a fim de que prepare o nosso coração para acolher de modo digno o seu Divino Filho Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do altar: aproximemo-nos da Santa Comunhão neste dia da Imaculada Conceição, dedicado a Ela. Depois da Santa Comunhão rezaremos novamente à Imaculada a fim de que queira Ela mesma acolher Jesus na nossa alma e torná-lo tão feliz como ninguém mais conseguiu fazer até agora. Rezemos para que Ela queira oferecer a Jesus a justa reparação, seja pelas nossas infidelidades passadas, seja pelas numerosas injustiças que Ele sofre todos os dias no mundo inteiro da parte dos pecadores (SMK, escrito 1234)

Maria nos conduz, em cada encontro com Jesus, a empreendermos em nossa vida passos de conversão, e de união ao seu Santíssimo Coração. Maria nos põe a caminho de conformidade da nossa vida e do nosso coração ao Coração Redentor do Senhor, que arde pela salvação das almas. Com Maria a cada encontro com o Ressuscitado na Eucaristia aprendemos a urgência da missão, que começa no nosso dia a dia, por meio do nosso testemunho diário da fé.

Como São Maximiliano afirmava: “Quando o fogo do amor se acende não encontra limites no coração, mas transborda, contagia os outros corações”.

Que Maria nos ajude a nos deixar contagiar pela presença amorosa do Senhor na vida realmente presente na Eucaristia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.