Em 8 de setembro celebramos o Aniversário de Nossa Senhora. Com alegria rendemos graças a Deus pelo dom da vida de nossa mãe, aquela que aceitou estar no projeto de Deus para a salvação da humanidade.
Espiritualidade

Natividade de Maria

Em 8 de setembro celebramos o Aniversário de Nossa Senhora. Com alegria rendemos graças a Deus pelo dom da vida de nossa mãe, aquela que aceitou estar no projeto de Deus para a salvação da humanidade.

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

10 SET 2018 - 11H45 (Atualizada em 14 JAN 2021 - 16H23)

Por Padre Alex Sergio da Silva

Em 8 de setembro celebramos o Aniversário de Nossa Senhora. Com alegria rendemos graças a Deus pelo dom da vida de nossa mãe, aquela que aceitou estar no projeto de Deus para a salvação da humanidade. Por isso, nós, filhos e herdeiros desse projeto de amor, celebramos com alegria no coração esse templo vivo que gerou o filho de Deus. Você já pensou qual o presente que vai dar a Nossa Senhora? Vejamos o texto que São Maximiliano Kolbe que escreve para presentear a doce Mãe de Deus: “Já passou a bela festa da Natividade da Santíssima Virgem Maria (8/9) e também já está para terminar também a do seu onomástico (estou escrevendo após a meditação da noite). Como presente pelo onomástico (mas, na verdade, estes não são nada além de recordações mundanas; conserva portanto, minha alma, os teus sentimentos): uma forte dor... a saúde (me) atingiu um pouco as costas”. 


Perguntamos a São Maximiliano o que ele daria a Imaculada nesse dia e essa é uma das respostas do homem que tanto amou a Virgem Maria: “Glória à Imaculada e... digna-te de tomar-me quando te agradar... (SMK, escrito 989c)”. Entendemos que, para São Maximiliano Kolbe, o melhor presente para Ela é com certeza a nossa entrega a Ela, que é a Imaculada, para que Ela faça de nós instrumentos de seu Filho Jesus; e ainda mais celebrando-a vivemos com Ela: “Onomástico da Mãezinha: votos de conquistar a mim mesmo e o mundo a Ela (SMK 992 b).” Essa conquista de nós mesmos a Ela com certeza alegra o seu coração, Ela sabe que pode contar conosco na missão de levar cada ser humano ao coração de seu filho Jesus Cristo.

Façamos destas palavras de São Maximiliano a Nossa Senhora para homenagear e, sobretudo agradecer a Imaculada, por dizer Sim ao projeto de Deus, assumindo todas as suas consequências:

“À Mãe do céu pelo dia do seu onomástico: o que devo desejar o que te posso desejar?”. Respondamos a essa pergunta assim: “Quereria recolher tanto quanto me é possível os mais doces votos, para deixá-la feliz; mas não sei o que e como, e... permaneço mudo...”. E ainda dizer-te: “Ó Maria Imaculada, eu te desejo – mas tu mesma sabes que te desejo de coração, com todo o meu pobre coração – tudo aquilo que tu mesma desejas; desejo-te tudo aquilo que te deseja hoje o próprio Jesus, o teu Filho divino, mas Filho verdadeiro e que te ama infinitamente; te desejo aquilo que te deseja o teu divino e virgem Esposo, o Espírito Santo; te desejo aquilo que o Pai celeste e toda a Santíssima Trindade te desejam”. Por isso, queremos ainda mãe dizer-te: “O que devo te desejar mais, ó minha Mãe, ó toda a minha esperança? Sim a nossa esperança de que o Reino do teu Filho aconteça, porque sabemos que isso alegra o teu coração de mãe amorosa. E ainda assim “Te desejo tudo aquilo que o meu pobre coração, com a tua ajuda, alcança, pode alcançar ou poderia alcançar a desejar... O que desejar-te mais, ó minha Senhora, Senhora da terra e do céu, ó Mãe do próprio Deus? O que te digo é muito pouco, muito limitado, mas te agrada: Te desejo que tomes posse de mim o mais rápido possível e do modo mais perfeito, e igualmente eu possa fazê-lo contigo. Quanto antes eu seja verdadeiramente teu, sem limites, sem condições, irrevogavelmente, eternamente, e tu sejas minha. E ainda te desejo que tomes posse, do mesmo modo, de cada coração que bate sobre todo o globo terrestre, em todo o universo, e isso o quanto antes, o quanto antes, o quanto antes possível; te desejo que tomes posse igualmente dos corações de todos, juntos e individualmente, aqueles que viverão no futuro, e isso desde o início de sua existência e para sempre”. E o que mais?... Não sei... (SMK, escrito 1165).

Seguindo os passos de Padre Kolbe hoje, te pedimos, ó Mãe, todos nós teus filhos consagrados, que possamos levar, com amor e fidelidade, a tua obra a Milícia da Imaculada, a todos os recantos do mundo, para que assim, todos conheçam o Evangelho, e o amor do teu Filho chegue a todos os corações. Amém.

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.