Por Padre Clemilson Teodoro Em Nossa Senhora

A importância dos templos marianos

Queremos nos deter sobre uma das características mais predominantes da devoção a Nossa Senhora: os santuários, apresentando a importância de olharmos com carinho para esses





Um fator que cada dia mais cresce e se pode comprovar é que, enquanto vários de nossos templos e igrejas estão quase vazios, com liturgias e pastorais, na sua maioria, realizados segundo gostos e experiências pessoais, os fiéis vão em massa aos santuários marianos. Inclusive podemos notar que sempre estes fiéis procuram o sacramento da reconciliação, que comungam, rezam, pedem e esperam, e que expressam a mais singela e nobre dimensão da fé popular.

Assim, se quisermos apontar alguma luz para nossa ação evangelizadora, nunca poderíamos deixar de lado este fator tão importante como são os santuários marianos no nosso continente, tentar descobrir que valores nosso povo encontra nestes santuários. Não por mera ação pastoral, mas para brindar uma evangelização mais adequada às necessidades e situações que vivemos hoje. Poderemos sempre propor um serviço pastoral mais adequado, que ajude nossos irmãos a se aproximarem do evangelho de Jesus Cristo.

É um fato cada dia mais comprovado que a religiosidade popular manifesta-se naquelas culturas que exigem lugares e tempos determinados. O tempo e o espaço são categorias que identificam nossa “habitação” como seres humanos. Por isso, o nosso povo procura Maria nos seus santuários e celebra em massa as suas festas, com alegria e gozo. Os santuários representam, para cada povo, sua “habitação”, onde a mãe lhes permite celebrar a vida, apesar da vida ser-lhes bastante difícil. Vemos, portanto, que Maria se encontra com o povo no tempo e no espaço, quer dizer, nos santuários a Ela dedicados.

Esta luz se faz necessária hoje em dia, pois nota-se que muitos fiéis peregrinam a estes lugares para encontrarem-se com Deus através da mãe, Maria. Todos os peregrinos chegam com uma esperança muito grande, muitas vezes sendo levados pela necessidade e até pela angústia, em ocasiões que são como um grito de uma fé perdida ou pelo menos angustiante, que pede ajuda. É evidente que, se não estivermos bem preparados, com uma pastoral adequada, poderemos causar um grave dano a estas pessoas. E quando dizemos “pastoral adequada”, nos referimos à acolhida, à liturgia, aos cantos, aos lugares para rezar, às palavras dirigidas aos fiéis nas homilias, etc. Portanto, os santuários são excelentes meios de evangelização, onde o povo se encontra com Maria e Maria faz com que o povo se encontre com seu Filho Jesus.

Escrito por
Padre Clemilson Teodoro
Padre Clemilson Teodoro

Presbítero da Diocese de Santo André, em São Paulo. Padre Clemilson nasceu em Caratinga, Minas Gerais, e entrou no seminário do Instituto dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe, em Santo André, no dia 23 de março de 1998. Atualmente colabora com a Obra escrevendo matérias de formação para o Portal da MI.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.