Nossa Senhora

Brasil de Maria

A já chamada Terra de Santa Cruz viu florescer a devoção mariana que precisa ser cultivada e respeitada

Paulo Teixeira

Escrito por Paulo Teixeira

12 OUT 2020 - 00H00 (Atualizada em 12 JAN 2021 - 10H55)

Divulgação

Em 1500 os portugueses chegaram ao Brasil e o primeiro nome dado à nova colônia foi de Terra de Santa Cruz. O Frade Franciscano Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira Missa na Páscoa de 1500 e as sementes da fé foram lançadas. Uma terra onde a fé foi semeada, sobretudo pelos religiosos e da qual apareceu para ser padroeira uma imagem da Imaculada Conceição.

Há mais de 300 anos, Nossa Senhora Aparecida entrou para permanecer na história do Brasil. Ela não é apenas a grande Patrona, a Padroeira, mas é também a Grande Madre, a Grande Mãe, a “Madroeira” que abraça cada filha e cada filho que vem a Ela. Ela é a Patrona e a Mater que vem da linhagem das Grandes Matriarcas do Antigo Testamento, que abre o caminho do Novo com a chegada do Salvador trazido por Ela, sob a sombra do Espírito Santo.

Após ter sido protetora do Brasil no período colonial, Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi proclamada por Dom Pedro I, padroeira do Império Brasileiro. Após a proclamação da República, os bispos católicos do Brasil coroam, em 1904, a pequena imagem do santuário de Aparecida no estado de São Paulo denominando-a oficialmente de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida. Esta pequena imagem, encontrada nas águas do rio Paraíba, em 1717, por três pescadores, tem uma história repleta de significado que o povo soube interpretar desde o primeiro dia deste acontecimento.

Em 1931, a imagem foi levada ao Rio de Janeiro, então capital federal e aí o Cardeal Leme consagrou o Brasil à Imaculada Conceição, proclamando-a rainha e padroeira do Brasil sob o apelativo de Aparecida. Aquele era um tempo difícil depois de uma revolução e durante um governo provisório, Cardeal Sebastião Leme, Arcebispo do Rio de Janeiro, com mais de um milhão de fiéis, às margens da Baía de Guanabara renovou a consagração da nação a Nossa Senhora. “O Brasil é vosso!”, foi a expressão utilizada pelo cardeal e repetida pela multidão. O Brasil que se consagra a Nossa Senhora é o som que ecoa pelas décadas e é impulsionado pelo trabalho de evangelização da Milícia da Imaculada pelos médios de comunicação social.

A devoção mariana sempre foi muito forte para o Brasil e a Milícia da Imaculada encontrou terreno fértil para propagar a espiritualidade da consagração a Nossa Senhora. Também São Maximiliano Kolbe encontrou na sua própria terra um terreno favorável. A rainha da Polônia tem seu santuário e trono, mas cada polonês a conserva no coração. Esta devoção pátria de Kolbe foi irrigada pela espiritualidade franciscana sobre a Imaculada Conceição.

Tantas convergências se expressam de forma autêntica numa dinâmica missionária particular que, seja na Polônia como no Brasil, com suas peculiaridades, cresce e floresce.

Fonte: O Mílite

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Paulo Teixeira, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.