Nossa Senhora

Novena de Nossa Senhora da Salette

No dia 19 de setembro iremos celebrar o dia de Nossa Senhora da Salette, acompanhe a novena!

Escrito por Marta Romero

10 SET 2021 - 00H00

"Vinde, meus filhos, não tenhais medo! Aqui estou para vos anunciar uma grande novidade”.

“FAZEIS BEM VOSSA ORAÇÃO, MEUS FILHOS?”

Você já parou para pensar com seriedade nesta pergunta de Nossa Senhora da Salette? Trata-se de uma pergunta fundamental. Sabe por quê? Para viver hoje nossa fé diante dos desafios que a realidade nos apresenta, é necessária uma força eficaz, absoluta: a oração.

A oração é a “chave que abre a porta da manhã e fecha a porta da noite”. Só de Deus, por meio da oração, vem toda a nossa força.

Esta novena quer nos fazer levar a sério a pergunta de Nossa Senhora da Salette.

Da resposta que dermos a ela, dependerá a alegria de nosso viver, a qualidade de nosso engajamento na comunidade cristã, a felicidade de nossa família.

Abertura (para todos os dias)

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Estamos aqui porque somos devotos de Nossa Senhora e necessitamos da reconciliação, conversão e caridade, confiando na presença amorosa de Deus.

A misericordiosa aparição de Maria em La Salette é uma demonstração do amor de Deus por nós. Maria vem em nome de seu Filho.

Confiantes na Palavra de Cristo: “Pedi e recebereis”, estamos aqui agradecendo e pedindo as graças de que precisamos com essa novena. (FAZER OS PEDIDOS EM SILÊNCIO)

Nossa Senhora da Salette apareceu sentada sobre uma pedra chorando pelos nossos pecados. Essa imagem nos leva a fazer uma pergunta.

Mãe, porque choras?

As lágrimas de Maria em Salette são um grande pedido de reconciliação. Para receber as graças dessa novena, temos que ter um coração reconciliado.

Mãe perdoa-nos, pelas vezes que nós fomos os motivos da sua tristeza, ajudai-nos a enxugar suas lágrimas buscando o perdão e a reconciliação.

Oração final (para todos os dias)

PAI NOSSO / AVE MARIA / GLORIA

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los. Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho. Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos. AMÉM.

        • Primeiro Dia (abertura para todos os dias)

Palavra de Maria

“Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade!”

Meditação

Muitas vezes, o medo nos impede de conhecer as coisas de Deus, e as necessidades dos irmãos. A grande novidade que Maria lembra em sua Aparição, é a Mensagem de Cristo Jesus. Maria nos alerta que não podemos esquecer, de todos os dias reavivarmos em nosso coração, que só Cristo liberta, transforma, cura e reconcilia. Não tenhamos medo.

Oração

Acolhei Senhor, a nossa prece, pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe dos homens. Como a ela, dai-nos a graça de orientar nossa vida por Vossa Palavra, e com ela, dai-nos a graça de um dia partilhar de vossa própria vida. Nós te pedimos por Jesus Cristo, Vosso Filho. Amém!

Oração final (para todos os dias)

        • Segundo Dia (abertura para todos os dias)

Palavra de Maria

“Há quanto tempo sofro por vós!”

Meditação

Grave advertência! A Virgem Maria chora sobre “seu povo”. Com ternura e firmeza, lembra-nos do essencial: só podemos ser salvos por Jesus, seu Filho, “a quem Deus tudo submeteu” (1Cor 15, 26). Com a força do Seu amor, Deus quer nos salvar: “Manifestando a força de Seu braço, dispersa os homens de coração orgulhoso e exalta os humildes.” Cabe a nós escolher! Se recusarmos seguir seu Filho, Maria nada pode fazer por nós, a não ser chorar para nos convencer de nosso pecado.

Oração

Quando estamos desamparados, ensinai-nos, ó Mãe de Cristo, a olhar para vosso Filho. Queremos lhe submeter todos os nossos pensamentos, palavras e nossas ações. Que se manifeste em nós a força do seu amor. Fazei nosso coração semelhante ao do vosso Filho. E que, n’Ele, vossos filhos, infiéis e dispersos, se tornem verdadeiramente “vosso povo”. Amém!

Oração Final (para todos os dias)

        • Terceiro Dia (abertura para todos os dias)

Palavra de Maria

“Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não me querem conceder! É isto que torna tão pesado o braço de meu Filho.”

Meditação

Deixemo-nos questionar: sim, o sétimo dia a Deus pertence. Ele o quis para nos libertar das contrariedades do trabalho, do círculo vicioso da produção e do consumismo, para nos fazer tomar consciência de que somos pessoas livres, dotadas de uma liberdade que é dom de Deus. Esse dia, que restitui nossa liberdade e dignidade, nos congrega também, como irmãos e irmãs, para nos reconciliarmos! Que fazemos de nosso domingo?

Oração

Virgem fiel, que quereis nos restituir nossa dignidade de pessoas livres e de filhos de Deus, ensinai-nos também o caminho da reconciliação com nossos irmãos. Que brilhe sobre nós o Dia do Senhor. Que ele dê sentido ao nosso trabalho e à nossa solidariedade, a fim de que, em Jesus Cristo, rendamos graças a Deus, que quer a salvação de todos. Amém.

Oração Final (para todos os dias)

        • Quarto Dia (abertura para todos os dias)

Palavra de Maria

“E também os carroceiros não sabem jurar sem usar o nome de meu Filho”.

Meditação

“Jurar como um carroceiro” é descarregar sobre Deus a responsabilidade de nossas desgraças e irresponsabilidades. Ora, o Nome de Cristo Jesus, significa “Deus Salva”. Que contradição! É o Nome do Filho de Deus, o Irmão Universal, que passou por nossa vida e pela morte de cruz, conservando no Pai, respeitando a liberdade de cada um de nós, até dos próprios inimigos, sendo sempre nosso Irmão! Batizados em nome de Cristo, somos nós verdadeiramente discípulos seus?

Oração

Mãe de Cristo, ensinai-nos a depositar nossa confiança no Nome de Jesus, “o único Nome pelo qual podemos ser salvos” (At 4,12). Invocai sobre nós o Nome do vosso Filho. Que a santidade de nossa vida e o amor testemunhado a todos os nossos irmãos manifestem ao mundo a ternura de Deus, revelada em Jesus, o Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Oração Final (para todos os dias)

        • Quinto Dia (abertura para todos os dias)

Palavra de Maria

“Se a colheita se estraga, é só por vossa causa. Eu mostrei no ano passado com as batatinhas e vós nem fizestes caso”.

Meditação

Nossa Mãe não desvia nossa atenção, mas nos aponta os males deste mundo, e nossa indiferença também! Hoje, mais de dois terços da humanidade sofre ou morre de fome, os direitos humanos são violados, a injustiça está à nossa porta, a corrupção está à nossa vista. E nós, nem fazemos caso! Não é pelo que possuímos que seremos salvos, mas pelo Cristo: “Tive fome e me destes de comer…, era peregrino, doente, prisioneiro… e vos me visitaste” (Mt 25,31ss).

Oração

Ó Virgem da Salette, abri nosso olhar para a infelicidade de nossos irmãos. Abri nossos corações, a fim de que, trabalhando neste mundo que passa, se apeguem àquilo que não passa. Abri nossas mãos para partilhar com os mais pobres. Que, através de nós, vosso Filho continue a alimentar e curar, amar e perdoar, e a construir um mundo de paz, conforme o Coração do Pai. Amém!

Oração Final (para todos os dias)

        • Sexto Dia (abertura para todos os dias)

Palavra de Maria

“Se se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo, e as batatinhas serão semeadas nos roçados.”

Meditação

“Todo homem ocorre a Vós, por causa dos seus pecados. Oprime-nos o peso de nossas faltas. Vós no-las perdoais” (Sl 64,3-4). Ao oprimido pelo pecado, Jesus diz: “Levanta-te, toma teu leito e vai para casa” (Mc 2,11). Reconhecemos n’Ele o Deus que perdoa, que nos levanta e nos põe a andar. E faz germinar o deserto de nossos corações e de nosso mundo, em colheitas superabundantes, se nos deixamos converter.

Oração

Que nossa incessante oração, ó Virgem Reconciliadora, nos obtenha, de vosso Filho, o perdão de nossos pecados. Que vossas lágrimas de Mãe transformem em coração de carne, nosso coração de pedra. Que vossa inabalável fidelidade, sustente a nossa fé vacilante, e nos faça constantemente voltar àquele que é nosso único Salvador, vosso Filho e Senhor. Amém.

Oração Final (para todos os dias)

        • Sétimo Dia (abertura para todos os dias)

Palavra de Maria

“Fazeis bem vossa oração, meus filhos?”

Meditação

A Virgem Maria nos questiona sobre a qualidade dos gestos de fé que nos ligam a Deus, como sinais de nossa conversão. A cada dia, a oração da manhã e da noite, diálogo livre e constante com Deus! Diálogo de Jesus: “Pai, não o que Eu quero, mas o que Tu queres”. Que possamos nos esforçar para fazer melhor nossa oração a cada dia.

Oração

Serva do Senhor, ensinai-nos a fazer de nossa vida uma oferenda agradável a Deus. Que nossa vida seja uma oração e que nossa oração seja fonte de vida. Mantende-nos junto a vós, no coração da Igreja, dispostos a partilhar das lutas e sofrimentos dos homens de nosso tempo, para que surja um mundo novo. Amém.

        • Oitavo Dia (abertura para todos os dias)

Palavra de Maria

“…teu pai te deu um pedaço de pão, dizendo-te: Toma, meu filho, come pão neste ano ainda, pois não sei quem dele comerá no ano próximo, se o trigo continuar assim.”

Meditação

O temor de um mal iminente, a despreocupação de uma criança, o cuidado de um pai, o pão partilhado: coisas da vida, presentes na memória e no coração de Maria. E por que não confiamos nela? “Ora, se vós que sois maus sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos Céus, dará coisas boas aos que pedirem?” (Mt 7,11). Esse pão partilhado nos relembra todas as fomes dos homens, e também Aquele que é o Pão da Vida, partido para saciar todas as nossas fomes.

Oração

Ó mãe, atendei a todos os abandonados, despertai-nos para a ternura. Renovai nossa confiança no Pai. Fazei-nos partilhar de seus cuidados em salvar seus filhos de todas as fomes do corpo, do coração e do espírito. Daí-nos fome do Pão da Vida, Jesus, vosso Filho e nosso Senhor. Amém.

Oração Final (para todos os dias)

        • Nono Dia (abertura para todos os dias)

Palavra de Maria

“Pois bem, meus filhos, transmitirão isso a todo o meu povo”.

Meditação

Maria finaliza sua mensagem nos relembrando nossa missão: levar ao mundo a Boa-nova de Jesus Cristo. Impregnados de Seu Espírito, consagrados na verdade e no amor, devemos participar, com todos das buscas e lutas para, com Deus, construir a civilização do Amor. A Virgem Maria, maternalmente, nos acompanha e nos encoraja: “Vamos, meus filhos, comunicai isso a todo meu povo!”

Oração

Virgem da Salette, olhai para o vosso povo tão frequentemente infiel. Não permitais que se percam as sementes do bem, que germinam no coração e na mente dos homens e dos povos. Que o Espírito Santo cure, eleve e complete, em nós, nossos esforços vacilantes, para a liberdade, a justiça e a unidade. Mãe da Igreja, atrai-nos para o vosso Filho Ressuscitado, fazei-nos viver de Seu Espírito, para a Glória do Pai e a felicidade de todos, desde agora e para sempre. Amém.

Oração Final (para todos os dias)

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marta Romero, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.