Por Paulo Teixeira Em Nossa Senhora

Sagrada escritura e tradição

O Papa Paulo VI, na encíclica Marialis Cultus, escrevia que para uma verdadeira devoção a Nossa Senhora é necessário conhecer, amar e imitar. Devemos aprofundar nossa relação com Maria, a partir do seu jeito de relacionar-se com Jesus e com a Igreja


A Virgem Imaculada conta conosco


A sagrada escritura fala pouco da figura de Maria; os evangelhos relatam apenas o essencial sobre Ela. Os evangelistas apresentam apenas a chave para entender e acolher o segredo da sua pessoa e da sua missão.

As cenas em que Ela aparece, estão sempre em relação com Jesus e com os discípulos, os textos sobre Ela são detalhes fundamentais dentro do conjunto dos evangelhos. No evangelho de Marcos, Maria ainda é uma figura sem perfil definido e sem relevância teológica. O apóstolo Paulo faz apenas uma referência indireta a Maria (Gl 4,4). Em Mateus e Lucas, encontramos a fase mais positiva da figura de Maria; para Mateus, Ela é toda relativa ao Messias, inserida na história da salvação. Para Lucas, Maria é uma personalidade consciente e livre; em Atos (At 1,14) Ela aparece rapidamente, mas num contexto e de modo significativo. No evangelho de João, estamos numa fase de aprofundamento, a mãe de Jesus é uma figura de grande relevância teológica, é a mãe da fé em Caná e mãe dos fiéis na cruz.

A autêntica devoção a Nossa Senhora é assegurada pela fidelidade à sagrada escritura e à tradição; sua característica imprescindível é a referência a Cristo; tudo em Maria deriva de Cristo e para Ele está orientado. A devoção nasce da fé e precisa superar a emoção passageira para nos ajudar a reconhecer a grandeza da mãe de Deus e nos levar a conhecer, amar e imitar suas virtudes.

Escrito por
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira

Jornalista formado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), atua como editor responsável das revistas O Mílite e Jovem Mílite há mais de quatro anos. É autor do livro "A comunicação na América Latina".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Nossa Senhora

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.