Perfume de Francisco

Romper-se para doar-se

A mudança interior tem um poder significativo para entregar sua própria vida aos propósitos de Deus.

Rodrigo

Escrito por Rodrigo Vasconcellos

18 AGO 2021 - 00H00

Doar-se por inteiro

Olá, meus queridos amigos, hoje vou começar este texto com uma verdade absoluta: “Não podemos dar aquilo que não nos pertence”.

Parece algo tão óbvio que chega a ser desnecessário falar, não é mesmo? Mas convenhamos, numa sociedade repleta de empresas que emprestam dinheiro, carros, casas e tudo o mais que for possível, não é tão absurdo dizer que não podemos usufruir de algo que não é nosso. No entanto, nem sempre foi assim, e Francisco rompeu todas as barreiras possíveis do medo, do nojo e da repreensão, não somente da vila a qual pertencia, mas de sua própria residência interior.

Leprosos

Quando pertencia ao mundo, e aqui deixo claro a semelhança de estar fora das vontades de Deus, Francisco tinha asco dos leprosos e outros doentes. Nunca escondeu essa atitude até pelo motivo que em sua época os leprosos eram excluídos da família e da cidade. Moravam nas montanhas, longe de todos os demais. Ele havia sido domesticado a acreditar que os leprosos eram pessoas castigadas por Deus.

Porém, quando Deus o tocou e pela primeira vez encontrou um leproso “reprimiu violentamente a náusea, aproximou-se dele e o beijou”. Um ato que simbolizou sua verdadeira mudança interior. Algo que mostrava a intensidade do sinal de Deus através dele.

Neste momento da vida, Francisco já não tinha mais o dinheiro de seu pai, não possuía nenhum bem material, a única coisa que restou, foi sua própria vida. E é aqui que repito, caro leitor, “não podemos dar aquilo que não nos pertence”. Foi assim que ele “decidiu desprezar-se cada vez mais, até que, por misericórdia do Redentor, obtém plena vitória sobre si mesmo”.

Pandemia Covid-19

Hoje nós estamos presenciando uma pandemia mundial que ceifou a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta, e com isso tenho visto muitas pessoas mais egoístas, pensando em si mesmas e nos seus propósitos. Mas quando os nossos objetivos pessoais se tornaram mais importantes que dar propósito de vida em benefício dos mais pobres e do próximo, como ensinou Jesus Cristo?

Graças aos profissionais da saúde, presentes na linha de frente ao combate ao novo coronavírus, milhares de pessoas estão se recuperando diariamente. Com medo ou não, com nojo ou não, eles têm entregado suas próprias vidas para salvar tantas outras. Pensando nisso, tenho certeza que nosso Pai São Francisco também estaria cuidando de tantas pessoas quanto pudesse.

Fonte: A Vida de São Francisco de Assis – São Tomás de Celano

Escrito por
Rodrigo
Rodrigo Vasconcellos

Formado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Rodrigo Vasconcellos, de 31 anos, nasceu em Santo André e atualmente mora na cidade de Atibaia. Estudante do catolicismo, nascido e criado em paróquia Franciscana, hoje ele busca viver intensamente seus dias refletindo a espiritualidade e vida de São Francisco de Assis. Sua frase preferida é: "A simplicidade não está nas coisas, mas em você"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Perfume de Francisco

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.