Perfume de Francisco

São Francisco e a santidade

"A mão do Senhor Altíssimo, a sua mão direita, pousou finalmente sobre ele e transformou-o"

Rodrigo

Escrito por Rodrigo Vasconcellos

17 ABR 2021 - 00H00 (Atualizada em 27 ABR 2021 - 12H12)

Você já se perguntou o que devemos, nós humanos pecadores, fazer para tornarmos santos?

As respostas que surgem para muitas pessoas quando fazem esta reflexão, são aquelas que mostram que, para ser santo exige sacrifício, dedicação, pobreza, caridade e tantos outros comprometimentos com Deus.

Você também acredita que este é o caminho?

Claro, elas fazem parte do projeto, mas não é preciso ser assim desde o princípio da sua vida. Em muitos momentos nós escolhemos caminhos diferentes ao que Deus nos guia, não é verdade? Mas não existe um processo seletivo para buscar a santidade. Você não precisa fazer uma faculdade buscando qualificação. São Francisco de Assis comprova que é possível subir a escada da santidade sem precisar correr ou pular degraus, por meio de sua vida antes da conversão, e nos mostra que Deus não se importa com quem você é, mas sim com quem você quer ser e o que está decidido a cumprir daqui pra frente.

Tomás de Celano, afirma em seu livro A vida de São Francisco de Assis o seguinte: "Querendo a admiração de todos, esforçava-se por ser o primeiro nos faustos da vanglória, nos jogos e passatempos, nos ditos jocosos e vãos, nos descantes, nas roupas delicadas e luxuosas".



Ou seja, Francisco em sua juventude esbanjava riqueza, andava com pessoas de mesmo estilo, não se importava com os pobres. Queria ser reconhecido, ser o centro das atenções. Ele era o dono da festa. Mas um dia, Deus em sua infinita sabedoria falou aos seus ouvidos, que tinha outros planos para o jovem:

"Pousando nele bondosamente os olhos, dele afastou a divina cólera e lhe meteu na boca um freio para impedir de correr à perdição. A mão do Senhor Altíssimo, a sua mão direita, pousou finalmente sobre ele e transformou-o, a fim de que, por seu intermédio, recuperassem os pecadores a esperança de voltar ao caminho da graça e a todos servisse de exemplo de conversão a Deus" 

(A vida de São Francisco de Assis, Tomás de Celano).

A partir deste episódio, Francisco mudou sua rota. Alterou seus planos. Começou a sua jornada em busca da santidade, sem saber que um dia muitas pessoas seguiriam seu exemplo através da vida fraterna. Ele aceitou o desígnio de Deus, foi lá e fez o que precisava ser feito.

O passado já se foi, e nada poderá ser mudado. Mas o futuro ainda virá, e qual história você vai querer contar sobre a sua vida, alguém que deixou a vida te levar, ou alguém que buscou a santidade mesmo sendo pecador?

Escrito por
Rodrigo
Rodrigo Vasconcellos

Formado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Rodrigo Vasconcellos, de 31 anos, nasceu em Santo André e atualmente mora na cidade de Atibaia. Estudante do catolicismo, nascido e criado em paróquia Franciscana, hoje ele busca viver intensamente seus dias refletindo a espiritualidade e vida de São Francisco de Assis. Sua frase preferida é: "A simplicidade não está nas coisas, mas em você"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Perfume de Francisco

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.