Perfume de Francisco

São Francisco de Assis e seu amigo confidente

Ter um amigo é necessário para garantir que trilhamos o caminho de Deus. Um bom amigo se alegra com as coisas boas e te apoia. Até os santos precisaram de amigos fiéis, como foi o caso de São Francisco.

Rodrigo

Escrito por Rodrigo Vasconcellos

10 MAI 2021 - 16H15

Existem algumas etapas de compreensão de uma tarefa ou de aceitação de uma missão em nossas vidas: primeiro ouvimos o chamado, a voz de Deus; depois, buscamos sozinhos entender as razões ou finalidade daquele compromisso; então começamos a agir, executar tal tarefa; e por fim, vem a compreensão total, muitas vezes acompanhada de testemunhos de outras pessoas.

Em todas as etapas podemos gritar para o mundo inteiro ouvir, guardar para nós mesmos ou confiar a um amigo ou familiar. Porém, em diversos casos quando se conta o que está acontecendo é possível que as pessoas possam zombar de ti, mas depois começam a aceitar, até começarem a fazer a mesma coisa que você. Isso sempre vai acontecer quando há uma mudança de perfil, de grupo, ou de forma geral.

Um exemplo que posso te dar é o que costuma acontecer com vários jovens: alguém despojado, que tem vários amigos e é sempre rodeado por eles, que sempre participava de festas, ia à barzinhos à noite, entre outras coisas, recebe o chamado de Deus para uma missão dentro da igreja. Os horários das suas tarefas na igreja coincidem com o horário das festas que ele frequentava, logo, ele começa a faltar nos compromissos de sua roda de amizade. O que acontece com ele? Os amigos o apoiam ou se afastam?

Logo após o seu encontro com Deus, São Francisco de Assis também passou por essas etapas e, com um conflito dentro de seu coração, preferiu não contar para todos seus amigos. Queria entender o que estava acontecendo e qual verdadeiramente era a sua missão.

Com a sua pureza e um amigo confidente, que segundo Tomás de Celano: “Francisco levava-o com frequência a lugares propícios ao recolhimento do espírito”, o homem que se tornaria santo anos mais tarde, visitava uma gruta nos arredores de Assis e, “cheio de um novo e insólito fervor, orava ao Pai em segredo”. O amigo “exultante e cheio de curiosidade, aceitava sempre de bom grado o convite e acompanhava-o”.

Assim como Francisco de Assis, devemos nós também ter este amigo confidente. Um amigo que nos apoie e vibra conosco as nossas vitórias. Entendo que nos dias de hoje pareça difícil encontrar essas amizades, mas não desista! Deus irá mandar um anjo para estar ao teu lado em todos os momentos.

Fonte: Livro "A Vida de São Francisco de Assis", de Tomás de Celano

Escrito por
Rodrigo
Rodrigo Vasconcellos

Formado em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Rodrigo Vasconcellos, de 31 anos, nasceu em Santo André e atualmente mora na cidade de Atibaia. Estudante do catolicismo, nascido e criado em paróquia Franciscana, hoje ele busca viver intensamente seus dias refletindo a espiritualidade e vida de São Francisco de Assis. Sua frase preferida é: "A simplicidade não está nas coisas, mas em você"

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Perfume de Francisco

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.