Por Espiritualidade Em São Maximiliano Kolbe Atualizada em 13 AGO 2019 - 14H42

A Mãe de Deus

Ela é a Imaculada Mãe de Deus



Ela é a Imaculada Mãe de Deus


Estamos vivendo o tempo do Natal e agradecidos porque o Senhor manteve a sua promessa pois, ‘enviou seu Filho nascido de uma mulher’ (Gl 4,4). Enquanto vivemos o calor do aconchego do Menino-Deus, vamos refletir sobre a sua Mãe, a Mãe de Deus!

Será possível entender como foi que uma criatura humana se tornou a Mãe de Deus? Será que conseguiremos descrever esse mistério com simples palavras humanas? São Maximiliano acha que não! Ele escreve essas iluminadoras palavras enquanto estava internado na cidade de Zakopane, nas montanhas, na Polônia, sofrendo mais uma vez os efeitos da tuberculose:

“... Para dizer a verdade, Ela, por si mesma, é apenas uma criatura; mas é um ser de tal forma elevado por Deus, que seria preciso compreender quem é Deus para compreender quem é a Mãe de Deus.

Ela é a verdadeira Mãe de Deus. É dogma de fé.

Uma mãe não se chama e não é mãe de uma parte do filho, nem um pai é pai de uma parte somente dele, mas tanto o pai como a mãe são genitores do filho inteiro. Assim a Mãe Santíssima se chama e é a Mãe de Jesus todo, Homem-Deus, por isso ela é também Mãe de Deus.

Ainda que a dignidade da Maternidade divina constitua a razão principal de todos os Seus privilégios, apesar disso a primeira graça que Ela recebeu de Deus é a sua Imaculada Conceição, com exceção de qualquer mancha, até mesmo do pecado original, desde o primeiro instante de existência.

A Imaculada é um ser de tal modo elevado por Deus que precisaria entender quem é Deus para compreender quem é a Mãe de Deus. Ela é verdadeira Mãe de Deus. É dogma de fé.

Este privilégio Lhe deve ser muito querido, uma vez que Ela mesma em Lourdes disse de si mesma: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Nessa ocasião Ela não disse: “Eu fui concebida sem pecado”, conclui-se disso que é a própria: “A Imaculada Conceição”. Na verdade Ela é uma conceição, já que começou a existir no tempo, mesmo assim é Imaculada Conceição.

Deus disse a Moisés: “Eu sou Aquele que sou” (Ex 3,14): Eu sou a própria existência, por isso não tenho princípio; a Imaculada, ao invés, diz de si mesma: “Eu sou a Conceição”, mas, ao contrário de todas as pessoas humanas, a “Conceição Imaculada”. [SK 1292]

Matilde Luvisotto

Fonte: Escritos de São Maximiliano.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.