Por Nathalia Silva Em São Maximiliano Kolbe Atualizada em 13 AGO 2019 - 14H45

Amor Ilimitado à Imaculada

Com plena liberdade, sem temores vãos


Arquivo MI
Arquivo MI
Fundador da Milícia da Imaculada

Alguns frades de Niepokalanów perguntaram a padre Kolbe “Como se pode harmonizar na prática o pensamento da amorosa presença de Deus em nós com o pensamento da Imaculada? a esse pergunta, feita por carta, são Maximiliano respondeu:

Incontestavelmente, a fantasia tende a imaginar Deu Pai, Jesus, a Imaculada e assim por diante, como objetos distintos de outras tantas devoções, como se estivessem sobre o mesmo plano, ao contrário de representa-las como anéis de uma única corrente, subordinados entre eles como vários meios para uma só finalidade: Deus uno na santíssima Trindade.

Responderei que quanto mais alguém pertence à Imaculada, com tão grande franqueza e liberdade pode aproximar-se das chagas do Salvador, da Eucaristia, do Sacratíssimo Coração de Jesus, de Deus Pai. Além disso, lhe direi que não é absolutamente necessário que naquele dado momento a Imaculada nos venha à mente, porque a essência da união com Ela não consiste no pensamento, na memória, no sentimento, mas na vontade.

Às vezes fico irritado quando, lendo algo, percebo que se enfatiza com excessiva pressa que a Mãe Divina é “depois de Jesus” toda a nossa esperança. Evidentemente isto pode ser entendido de modo correto. Todavia, a preocupação exagerada com a não omissão desta cláusula - certamente em sinal de veneração a Jesus - eu a considero mais propriamente uma ofensa em relação a Ele.

Reflitamos com um exemplo: no momento em que as máquinas planas se tornaram insuficientes, foi acrescentada a rotativa e justamente podemos afirmar que, para imprimir o Rycerz a tempo, colocamos na rotativa toda a esperança. Todavia, se toda vez alguém acrescentasse imediatamente e quase com preocupação: “[Sim, mas] depois a fábrica (que a construiu)”, manifestaria dessa forma a convicção de que esta máquina pode decepcionar e precisaria dirigir-se à fábrica. E tudo isso significaria que a fábrica não havia construía a máquina com a necessária solide, e isto certamente não lhe seria uma honra.

Quão pouco é ainda conhecida a Imaculada na teoria e ainda menos na vida prática! Quantos preconceitos, incompreensões, dificuldades se agitam nas mentes! A Imaculada permita às Suas Niepokalanów clarear estas trevas, dissipar estas nevoas frias e reavivar, inflamar de amor para com ela mesma sem qualquer limitação, com plena liberdade, sem aqueles vãos temores que restringem e esfriam os corações! Para que não se vá procurar o Rei junto deste palácio, mas dentro dele, no interior, nas salas internas.(SK 603)

Bibliografia: GERLANDO LENTINE, Massimiliano Maria Kolbe Senza Limiti, Edizioni Messaggeri de Padova Centro P. Kolbe Carini, 1984

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nathalia Silva, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.