São Maximiliano Kolbe

O coração da Milícia da Imaculada

São Maximiliano Kolbe pensou em uma espiritualidade que se tornasse concreta por meio de uma organização eficiente, como veremos

Escrito por Espiritualidade

06 AGO 2022 - 00H00

Arquivo

Formas de organização

Niepokalanów, 5-20 de agosto de 1940

Como ocorre em toda tendência para um ideal, também na Milícia da Imaculada nenhuma forma de organização pertence estreitamente à essência, ainda que tais formas ajudem a coordenar os esforços que tendem à realização do objetivo.

Quem conheceu a Imaculada, amou-a, consagrou-se a Ela, e o fez de maneira tão completa que não deixou e nem reservou nada para si; quem faz de tudo para se tornar sempre mais propriedade dela sob qualquer ponto de vista; quem, além disso, no zelo pelo Reino nas almas deseja que outros se consagrem a Ela e, por sua vez, faz tudo o que pode para alcançar este objetivo e se preocupa para não deixar de utilizar nenhum meio, mesmo que isso pudesse custar-lhe muito e até diante da necessidade de ter de selar seu ideal com seu próprio sangue; antes, como máxima felicidade, cume das próprias aspirações, ele considera que deve apresentar a oferta total até da própria vida com o objetivo de ganhar para Ela todas as almas, exatamente todas, onde quer que se encontrem, qualquer que seja a nacionalidade ou a raça a que pertençam e a época em que vivam, agora ou no futuro: este, evidentemente, é um perfeito mílite da Imaculada, mesmo que nunca tenha ouvido falar da associação da Milícia da Imaculada e não se tenha inscrito num de seus registros.

Divulgação
Divulgação


Além dos institutos religiosos, o Código de Direito Canônico distingue outras três espécies de associações eclesiásticas:

1) as pias uniões sem uma estrutura de organização;

2) as associações que possuem já estrutura;

3) as confrarias que, além disso, ocupam-se dos atos externos do culto divino. A Milícia da Imaculada foi aprovada pela Sé Apostólica na forma de “pia união”.

Como tal, para a sua validade, não está obrigada a ter nem conselho diretivo, nem reuniões, entretanto, onde é útil para a causa, eles são usados como meios. Consequentemente, todos podem entrar e fazer parte da associação da Milícia da Imaculada, mesmo que já pertençam a outras associações ou inclusive a institutos religiosos.

(Escrito de São Maximiliano Kolbe 1332)

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.